Ser responsável pela gestão da área de tecnologia de uma empresa é uma tarefa que exige constante atualização, afinal, esse é um ramo que muda e avança frequentemente. Para te ajudar a cumprir essa missão, separamos aqui 10 dicas de como melhorar a área de TI de sua empresa!

As soluções que apresentaremos a seguir abordam tanto a parte física, lógica e administrativa, para que você tenha estratégias em vários âmbitos de TI.

10 dicas para melhorar a área de TI da sua empresa

1) Saiba as falhas de sua estrutura atual

Você está por dentro do que acontece de errado na estrutura atual da sua área de tecnologia da informação? Esse ponto é essencial para começar a busca por melhorias.

Observe seu time, converse com ele, escute suas dores e sugestões para passar por esses empecilhos. Há também a chance de contratar uma empresa terceirizada para que essas falhas sejam identificadas com mais eficiência.

2) Faça/obtenha feedbacks para melhorar a área de TI

O feedback está de mãos dadas com a dica dada acima! Essa prática abre espaço para que você escute seus colaboradores, seja em grupo ou individualmente.

Tal ferramenta de gestão pode ser aplicada com uma frequência que você considere ideal para recolher informações que ajudem a melhorar a área de TI.

Lembrando que o feedback também diz respeito a você dar retornos aos colaboradores do setor de acordo com seus desempenhos apresentados, sendo assim, use esse formato para fazer elogios e críticas sempre que for necessário.

3) Atente-se ao fluxo de comunicação

Essa é mais uma dica de gestão para melhorar a área de TI! Analisar a comunicação dos membros do time tanto entre eles, quanto com as outras áreas de sua empresa, é fundamental para identificar possíveis erros e acertos.

Em que pé anda o fluxo de comunicação pode ser notado em trocas de e-mails, conversas em canais internos da empresa e, é claro, no papo cara a cara do cotidiano.

4) Baseie-se em métricas e relatórios

Usar dados gerados por relatórios ou métricas para se basear ao tomar decisões faz todo sentido quando falamos do setor de tecnologia da informação.

Os indicadores chave de suporte (KPIs) são uma ótima estratégia para medir o sucesso da área, em quais pontos a equipe deve manter seu foco e quais as metas para o futuro.

5) Capacite seu time para melhorar a área de TI

Como falamos no começo deste artigo, a tecnologia da informação muda constantemente, sendo assim, não basta contratar bons profissionais, é preciso investir na capacitação do time que você tem em sua empresa.

Seus próprios profissionais podem te falar as melhores maneiras disso acontecer, seja com apoio a cursos, treinamentos, novos materiais, criação de algum tipo projeto ou até mesmo mudanças na rotina.

6) Invista em medidas de segurança da informação

Atualmente, melhorar a área de TI está totalmente atrelado a investimentos de segurança da informação, afinal, a LGPD brasileira está em vigor desde agosto de 2020, exigindo responsabilidades principalmente do time de tecnologia.

Seu setor deve incorporar todas as obrigações da nova lei sobre transparência na coleta e armazenamento de dados, sejam de clientes, fornecedores ou colaboradores, para evitar vazamentos e, caso eles ocorram, ter estratégias já traçadas de como agir com velocidade para os reparar.

Nós já demos algumas dicas de alternativas para se manter de acordo com a LGPD. Clique aqui para ficar por dentro ;)

7) Use serviços em nuvem

Os serviços em nuvem oferecem diversas vantagens para melhorar a área de TI, como:

  • Garantia de backup dos arquivos
  • Maior segurança de dados
  • Redução de custos operacionais
  • Disponibilidade de acesso a arquivos em qualquer momento

O serviço de nuvem é uma opção cada vez mais usada pelas empresas por manterem as informações salvas em um local seguro e de fácil acesso para o time, driblando falhas de equipamentos e softwares.

Com ele, também é mais fácil recuperar dados removidos por erros humanos ou perdidos em máquinas danificadas, além de eliminar de outros colaboradores a preocupação com o espaço de armazenamento disponível, backups e atualizações de softwares, permitindo que todos foquem em suas funções principais e não em problemas tecnológicos.

8) Abra chamados para contato com outras áreas

E já que citamos outras áreas da empresa, destacamos aqui a importância de aderir a um software que conecte o time de TI aos outros setores, permitindo que chamados sejam abertos.

Esse sistema registra as solicitações feitas à TI e evita que o time esqueça de alguns pedidos de ajuda dos outros colaboradores, deixando que as solicitações sejam organizadas de acordo com o grau de urgência.

Outra grande vantagem dessa ferramenta é a coleta de informações que dizem respeito ao funcionamento da tecnologia da sua empresa. Com ela, é possível visualizar quais as solicitações mais comuns e pensar em estratégias para diminuí-las ou solucioná-las mais rápido.

9) Torne sua TI mais sustentável

A relação de tecnologia e sustentabilidade te dá chances de melhorar a área de TI e o meio ambiente de uma só vez. Há alguns pontos dessa área que são prejudiciais ao planeta e você pode começar a corrigir isso agora.

Um dos primeiros passos é usar equipamentos que tenham selo de economia de energia, para diminuir esse consumo e descartar equipamentos tecnológicos ultrapassados.

A redução do uso de papéis em impressões desnecessárias é outro ponto que une a área de TI às práticas de sustentabilidade, bem como a adoção de uma internet intuitiva, que diminua gastos de recursos para impressão.

10) Mantenha-se atualizado para melhorar a área de TI

Por último, mas não menos importante, nossa dica é ATUALIZE-SE! A TI evolui muito rápido e é preciso caminhar em seu ritmo para se manter ao nível ou acima dos concorrentes.

E para que essa atualização seja constante, outros pontos que citamos aqui são fundamentais, como conversas francas com seu time de TI, escutar os colaboradores e investir em capacitações para melhorar toda a área.

Para outras soluções que te ajudem a aperfeiçoar ainda mais sua área de TI, entre em contato conosco e vamos juntos pensar em estratégias!

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

“Sua segurança é o nosso objetivo”

10 dicas para melhorar a área de TI da sua empresa - Softwall