O backup se tornou necessário uma vez que todos nossos arquivos são salvos em ambientes digitais; abaixo entenda melhor sobre os modelos de cópia de segurança.

Backup significa cópia de segurança. O termo segue à risca o que promete: copia os arquivos (imagens, vídeos, documentos ou o que quer você guarde em dispositivos) e os armazena em outro espaço seguro para uma reposição, caso no futuro alguma falha aconteça e cause uma perda de seus arquivos originais.

E na era em que vivemos, de salvar itens pessoais e profissionais em pen drives, HDs, cartões de memória e celulares, ficamos expostos a falhas nos sistemas ou até mesmo a erros nossos que levam ao desaparecimento das informações. Tal perda de dados chega a dar um prejuízo de R$26 bilhões somente à empresas brasileiras, de acordo com dados do Instituto Vanson Bourne. Por isso há uma valorização do backup e de sua possibilidade de restaurar os arquivos perdidos. Abaixo, conheça alguns modelos:

Backup Completo

Este modelo de backup oferece uma cópia completa de seus dados para outro dispositivo. No backup completo é possível realizar cópias diárias de seus arquivos, que a cada 24h são atualizados, mesmo os que não tiveram modificações. Com ele há a opção de resgatar os dados copiados íntegros, uma vez que a cópia completa realizada a cada operação os deixa disponível em um só conjunto de mídia.

Com as informações que já estão armazenadas e não foram alteradas sendo sempre copiadas novamente, o backup completo acaba por consumir mais espaço sem necessidade. Com essa desvantagem, ele exige que se tenha mais espaço de armazenamento e que se tenha em mente que ele leva mais tempo para executar o backup do que os outros modelos.

Backup Completo - Softwall

Backup Incremental

O backup incremental surge justamente para corrigir a desvantagem do backup completo. Ao invés de copiar novamente os mesmos arquivos – até mesmo aqueles que não foram alterados -, ele faz o backup completo e a cada novo backup ele é capaz de verificar quais os arquivos foram alterados desde a última operação e faz a cópia mais recente apenas dos que tiveram mudanças.

Mais rápido que o backup completo e gravando somente dados alterados, a principal vantagem o backup incremental é que ele ocupa menos espaço. Sua desvantagem vem no momento da restauração já que este modelo exige que seja feito primeiro um backup completo (o que pode demorar bastante), e em seguida começa seus backups incrementais que geralmente multiplicam arquivos desnecessários.

Backup Diferencial - Softwall

Backup Diferencial

O backup diferencial também usa como base o backup completo e, por sua vez, a cada backup diferencial analisa os dados copiados com o último backup completo e repassa todas as mudanças feitas. Ou seja, os dados armazenados nos backup diferencial são os que foram alterados desde o último backup completo. Este ponto leva esse modelo a guardar mais dados que o backup incremental e menos do que o backup completo.

No momento da recuperação, este modelo exige somente o último backup diferencial e também o último backup completo, sendo assim mais rápido que o incremental – mas ainda sim ele é mais pesado e requer mais espaço e tempo de backup. Em comparação com o backup completo, ele armazena menos dados.

Backup Incremental - Softwall

Backup em disco

Pensando em soluções de backup, não podemos deixar de mencionar a eficiência do backup em disco. Abaixo conheça algumas de suas vantagens:

  • Trabalha com leitura e escrita paralela, endereçando informações;
  • O backup é feito simultaneamente, sendo capaz de utilizar toda capacidade de desempenho do disco;
  • As fases de restauração e recuperação dos dados são mais rápidas em disco do que em fita;
  • Move as cabeças de leitura e gravação de forma rápida para qualquer ponto aleatório;
  • Permite o uso da tecnologia de desduplicação, que exclui dados iguais e gera uma só cópia física – um ponto que pode reduzir os dados copiados e aumenta o desempenho.

Uma rotina, completa

Os backups mencionados podem trabalhar em conjunto, assim, se tem melhores opções e otimizações, tanto no uso de disco quanto na velocidade de gravação desses backups. Uma solução de backup completa compreende a melhor forma para a organização da sua TI, aliando ela as melhores práticas e impactando positivamente no seu negócio.

A SOFTWALL possui soluções para backups em qualquer ambiente. Contate-nos para saber mais sobre como podemos ajudar a sua TI ser altamente disponível! Clique aqui e saiba mais.

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

“Sua segurança é o nosso objetivo”