Como já noticiado no site da SOFTWALL, os ataques de ransonware estão aumentando exponencialmente, e é possível tomar medidas para não se tornar mais uma vítima desse roubo de informações.

O ataque de ransomware, iniciado na sexta-feira (12/05), em escala global já atingiu mais de 150 países, de acordo com autoridades europeias. O WannaCrypt, utilizado nessas invasões, deve continuar afetando os computadores, solicitando valores de resgate que giram em torno de 300 a 600 dólares (em bitcoin) para liberar os documentos.

Os principais sistemas afetados são os da Microsoft, por serem visados devido ao número de usuários, tanto em ambientes pessoas como em corporativos, desde versões de desktops a servidores.

O ataque de sexta-feira e a NSA

A NSA (National Security Agency), conseguiu se aproveitar de uma falha nos sistemas Windows, e essas informações foram pirateadas e divulgadas, o que ocasionou nesse ataque em massa dos hackers.

No Brasil

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) enviou e-mail aos funcionários solicitando que todos os computadores fossem desligados imediatamente. “Foram detectadas máquinas infectadas e, segundo o protocolo de segurança da tecnologia da informação do Judiciário paulista, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou por cautela o desligamento de todas as máquinas do Estado de modo a evitar a propagação”, diz o tribunal em nota.

Como posso me proteger?

A SOFTWALL recomenda ter uma proteção antivírus sempre atualizada, assim como um Firewall ativo. Lembrando que o ransomware pode ser adquirido através de downloads maliciosos, aqueles links recebidos nos e-mails de destinatários desconhecidos, e até mesmo os conhecidos podem ter sido afetados por essas ferramentas de roubo de dados.

Atualização de segurança liberada pela Microsoft, até mesmo no Windows XP

Entendendo a dimensão do problema, a Microsoft liberou atualizações de segurança para os seus sistemas operacionais, até mesmo para o Windows XP, que teve o encerramento do suporte no dia 8 de abril de 2014 obteve uma correção de segurança para essa falha.

Você pode realizar o download dos patchs no blog da Microsoft, clicando aqui.

Serviços de Segurança

Os ataques não são práticas recentes, e esse não será o último. Se precisar de proteção de dados, a SOFTWALL oferece soluções de antivírus, testes de invasão e análise de vulnerabilidades de rede, assim como firewall para a proteção completa. Contate-nos, oferecemos soluções que se adequem a necessidade de sua empresa.

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone:
(41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

“Sua segurança é o nosso objetivo”