Você sabe que precisa de um Firewall mas não tem ideia de como escolher essa ferramenta? A SOFTWALL ajuda!

Nós já explicamos como um Firewall atua na proteção da sua rede e também já falamos sobre as diferenças entre Firewall UTM e NGFW, dois modelos importantes dessa ferramenta. E, agora que você já está por dentro desses conceitos, continuamos nossa série de posts sobre o assunto com um tema importante: como escolher o Firewall adequado para as necessidades da sua empresa.

Afinal, não adianta entender tudo sobre essa solução e continuar com dúvidas sobre que critérios utilizar na hora de fazer esse importante investimento em segurança digital! Por isso, vamos resumir os principais itens que você precisa checar antes da fazer sua escolha.

Essa decisão passa por questões como o porte da sua empresa, seu orçamento, suas necessidades de segurança e também por aspectos da própria ferramenta que podem fazer a diferença na qualidade da proteção para sua rede. Vamos conhecê-los?

1 – Entenda as necessidades do seu ambiente de trabalho

O primeiro passo para definir qual tipo de Firewall é o ideal para sua empresa é uma avaliação da sua estrutura interna, considerando as necessidades do seu ambiente de TI. Ou seja, analise a demanda de acordo com o número de computadores em rede, identifique quais tipos de dados precisam de proteção, pense se você usa dispositivos móveis para acessar informações da empresa, saiba se existem conteúdos específicos que você deseja restringir.

Essa lista será fundamental para que seu fornecedor possa delimitar a cobertura necessária do Firewall e também identificar o modelo que mais se encaixa. Em geral, as pequenas e médias empresas escolhem os modelos UTM, pois são soluções que contemplam vários recursos e são fáceis de gerenciar. Já empresas maiores escolhem os modelos NGFW, que oferecem uma proteção mais robusta.

5 dicas para selecionar o Firewall adequado para sua empresa - Softwall

2 – Leve em conta a facilidade de utilização

Será que sua equipe vai conseguir utilizar a solução escolhida? Ela possui compatibilidade com outros softwares já adotados pela sua empresa? Você entende os comandos necessários para gerenciá-la?

Todas essas perguntas precisam de respostas positivas. E, por isso, é fundamental escolher um Firewall que tenha uma interface gráfica com boa usabilidade. Caso contrário, os erros decorridos de má utilização da ferramenta, as dificuldades de gerenciamento desta e a falta de uma cobertura completa irão fazer o seu investimento se tornar uma despesa.

3 – Opte pelos modelos corporativos

Não são poucas as empresas que acabam escolhendo uma solução doméstica de Firewall para suas redes. E esse é um grande erro. Por quê? Simples: as necessidade de uma rede corporativa não são as mesmas de uma rede caseira.

Os modelos de Firewall de perímetro são dedicados especificamente para atender toda a rede de uma empresa, oferecendo mais agilidade e proteção. Além disso, eles facilitam a criação de protocolos de segurança, não dividem espaço com outros programas e são capazes de identificar a maioria das ameaças virtuais para a rede de seu negócio.

4 – Não esqueça o suporte técnico

Mesmo depois de escolher o Firewall ideal para a sua estrutura de trabalho, é preciso contar com um suporte técnico de qualidade. Afinal, sabemos que problemas podem sempre acontecer e resolvê-los sem assistência profissional não é o melhor caminho.

Então, verifique se o Acordo de Nível de Serviço (ANS), que consta no contrato com seu fornecedor, abrange as suas necessidades e oferece um suporte ágil.

5 – Dê atenção para o monitoramento

Por fim, cheque se o modelo de Firewall que você pretende adquirir pode ser monitorado. Isso significa que, através dele, deve ser possível acessar relatórios que acompanhem com detalhes todas as tentativas de invasão e as soluções que foram acionadas para bloqueá-las.

O monitoramento é uma parte fundamental da segurança digital!

Se você precisa de suporte para aplicar nossas dicas à sua empresa na escolha do Firewall ideal, agende uma visita aqui na SOFTWALL. Será um prazer ajudá-lo nessa escolha!

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: [email protected]

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: [email protected]

“Sua segurança é o nosso objetivo”