Em 2017 um Colégio em Porto Seguro, que dispõe de três campus em São Paulo, decidiu aderir ao monitoramento de redes. Em busca de um método estratégico que prevenisse incidentes, este foi um dos encontrados. O colégio implantou o monitoramento de redes de toda infraestrutura de TI, de redes, de internet e Wi-fi. Os resultados apresentados foram imediatos: redução de despesas com a administração de ocorrências e a melhor administração dos serviços. O tempo gasto com incidentes chegou a diminuir em 50%.

Mas, afinal, o que é o monitoramento de redes?

O monitoramento de redes se trata da gerência das tarefas que são executadas e do acompanhamento de cada rede do seu negócio. De forma geral, esse gerenciamento que tem acesso às informações da rede consegue, por meio de um relatório, olhar para essas tarefas e identificar alguns erros e algumas falhas para que elas sejam solucionadas – e isso até mesmo antes delas acontecerem. Para atingir a excelência desse processo, todas as redes precisam ser gerenciadas e fiscalizadas, pois só assim é possível realmente encontrar os impasses que podem estar atrasando um trabalho.

Com todas as redes gerenciadas e fiscalizadas a todo momento, passa a ser mais fácil ajudar a empresa a alcançar metas como rapidez e eficiência, sem pensar em quais mecanismos do monitoramento serão utilizados para êxito da organização e, é claro, do departamento.

Entenda o que é o monitoramento de redes e seus benefícios

E qual a diferença do gerenciamento de redes para o monitoramento de redes?

Monitorar diz respeito ao acompanhamento de a quantas anda a rede. O monitoramento ajuda a visualizar as falhas, os acertos, questões como velocidade, acessos e tempo de trabalho. Monitorar ajuda a maximizar a eficiência e a produtividade das redes. Gerenciar, por sua vez, se trata mais de colocar a mão na massa. Aqui se aproveitam todas as informações obtidas no monitoramento e começa-se a pensar em maneiras de aperfeiçoar o trabalho das redes.

A gestão de melhorias de rede

É um ponto de destaque do monitoramento de redes. Como já citado antes, uma equipe bem preparada para gerenciar este monitoramento torna possível que por meio dele se levantem informações relevantes, com a finalidade de aperfeiçoar os serviços que já existem ou até mesmo propor novos à sua organização.

O fato das redes terem passado a se tornar vitais à empresas é outro ponto que devemos destacar sobre o monitoramento, afinal de contas, sem um controle eficiente destas redes elas jamais alcançaram o retorno que você espera delas. Ainda mais quando algum recurso vai se tornando cada vez mais fundamental e significativo dentro da organização. Neste momento é mais que importante garantir sua disponibilidade e longa qualidade de vida.

E isso nos leva, por fim, a questão de que cada vez mais as empresas estão lidando com redes de computadores complexos e de tecnologia mais avançada. Para que eles funcionem de maneira eficaz, acompanhá-los é um ponto crucial para a empresa que os utiliza, ainda mais quando se trabalha com fabricantes diferentes – o que torna o monitoramento mais complicado, uma vez que é preciso saber todos os pontos fortes e fracos da rede em questão.

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

“Sua segurança é o nosso objetivo”