Entenda a importância de um Firewall corporativo para a segurança digital da sua empresa.

Você já deve ter visto em escadarias de prédios as portas corta-fogo, certo? Resistentes às chamas e à fumaça, essas portas têm a finalidade de garantir proteção contra incêndios em edifícios e locais como cinemas, teatros e centros de eventos. Foi dessa metáfora que surgiu o termo Firewall.

Uma ferramenta que controla a transferência de dados entre a internet e computadores, o Firewall funciona como uma barreira – assim como as portas corta-fogo – que monitora e analisa conteúdos que poderiam ser maliciosos, como vírus, e acabar “queimando” as máquinas.

Essa proteção serve tanto para computadores domésticos quanto para empresariais, e resguarda a integridade e também a confidencialidade de dados importantes. Um Firewall pode assumir a forma de um software, como um programa instalado nos computadores, e também a forma de hardware, como por exemplo, um roteador físico.

Para que você entenda como essa ferramenta funciona e como ela pode ser implementada em sua empresa para garantir mais segurança digital para o seu negócio, preparamos este artigo que irá explicar todos os detalhes sobre a “parede de fogo”.

Firewall: como funciona?

Seja como um aplicativo ou como um equipamento, o Firewall funciona como uma espécie de parede invisível, fazendo a ponte entre fluxos de dados e computadores, filtrando e checando essas informações. Isso acontece através de regras de segurança, que são determinadas antecipadamente pelo administrador da rede e fazem com que apenas pacotes de dados aprovados passem pelo Firewall e cheguem ao computador, bloqueando ameaças virtuais.

Vantagens do Firewall corporativo para a segurança da informação do seu negócio

Agora que você já sabe como funciona um Firewall e qual é a diferença das versões em software para as versões em hardware, falta entender exatamente quais são as vantagens de optar pela versão de borda dessa ferramenta. Vamos lá?

Segurança para suas informações

Ao contar com uma boa solução de Firewall, você garante que informações fundamentais da sua empresa e de seus clientes não sejam sequestradas por hackers e nem passem por qualquer violação ou alteração.

Como um Firewall atua na proteção da sua rede - Softwall

Conexão segura com bloqueio de ameaças, o que torna o firewall indispensável para uma rede corporativa.

Controle de acesso

Com um Firewall corporativo, você pode hierarquizar dados e definir quem pode acessá-los, criando filtros de controle e também barreiras para determinados sites.

Conexão constante

Se houver qualquer problema com o equipamento responsável pelo seu Firewall, é possível acionar o suporte e resolver tudo sem perder a conexão dos computadores da empresa com a rede, evitando pausas no fluxo de trabalho.

Flexibilidade no uso da rede

Por fim, outra vantagem do Firewall corporativo é a possibilidade de definir regras para o uso da sua rede. Você pode direcionar, por exemplo, quanto de banda pode ser utilizado para serviços prioritários e quanto sobra para outras atividades. Assim, sua empresa otimiza a utilização da rede, garantindo velocidade para as tarefas que realmente precisam ser cumpridas com mais agilidade.

Firewall: estratégia de segurança da Softwall

Se você deseja saber mais sobre segurança digital e sobre as soluções que sua empresa pode implementar neste sentido, conte com a SOFTWALL como sua parceira! Entre em contato conosco e agende uma visita para conhecer melhor nossos serviços.

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: [email protected]

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: [email protected]

“Sua segurança é o nosso objetivo”