O Sistema de Detecção de Intrusos (IDS) e o Sistema de Prevenção de Intrusos (IPS) previnem invasões em redes de maneiras complementares.

Os dados de redes geralmente ficam protegidos por roteadores, firewalls ou switches. Tais tecnologias reduzem os riscos de quem trabalha com a web, mas além de terem uma configuração que exige um conhecimento técnico avançado, em alguns casos também deixam passar acessos indevidos que levam aos ciberataques. E por meio desta brecha que surge o IDS – Sistema de detecção de intrusão e o IPS – Sistema de prevenção de intrusão.

Tanto o Sistema de Detecção de Intrusos (IDS) quanto o Sistema de Prevenção de Intrusão (IPS) são técnicas de seguranças capazes de detectar e precaver de acessos sem autorização às redes e hosts. Basta um switch, um roteador ou um servidor de um desktop para que esse sistema seja implantado ou instalado com softwares por meio de hardwares que cumprem as funções em sua rede. Apesar de ambos executarem a mesma função – a de prevenir tais acessos não autorizados -, eles têm alguns pontos que os tornam diferentes.

IDS: Sistema de Detecção de Intrusão

IDS e IPS: Semelhanças e diferenças entre as ferramentas contra intrusão

Sem interferir no curso do tráfego da rede, o Sistema de Detecção de Intrusão (IDS) monitora o tráfego, é capaz de alertar ataques e tentativas de invasão e consegue verificar se uma ação é ameaçadora ou não. O IDS oferece uma proteção a mais aos ativos de rede de uma empresa.

IPS – Sistema de prevenção de intrusão

IDS e IPS: Semelhanças e diferenças entre as ferramentas contra intrusão

O Sistema de prevenção de intrusão (IPS), por sua vez, faz uma análise mais completa. Além de identificar uma intrusão, ele também é capaz de analisar qual a parcela de risco da mesma e bloqueá-la. Seu funcionamento se restringe a avisar, por meio de um alarme enviado ao administrador, quando há algum acesso indevido. Com isso ele redefine a conexão nestes casos, derruba pacotes maliciosos e bloqueia o tráfego suspeito com base no endereço de origem.

Afinal, qual a diferença entre o IDS e IPS?

Apesar de muito semelhantes e com a função de levar segurança, a diferença entre IDS e IPS está na maneira do serviço ser apresentado. No que diz respeito à segurança, o IDS é um sistema passivo, enquanto o IPS é uma sistema com soluções ativas. Isso se mostra quando, na hora de agir, o IDS se mostra um software que automatiza o procedimento de detectar um intruso e o IPS se mostra um software que previne e impede os ciberataques.

É por isso que o IDS se chama detector e o IPS se chama preventor. Assim que o IDS detecta algo suspeito, ele faz um registro dessa informação (log) e envia um alerta. Para finalizar, ele suspende a sessão do usuário suspeito e por meio do Firewall bloqueia o tráfego de rede da ameaça suspeita.

Com o IPS em uso, ele fornece regras e políticas para o tráfego de rede. A ajuda do IDS faz com que o IPS envie seus alertas de tráfegos suspeitos aos administradores e que também supra toda segurança dos sistemas, indo desde o operacional até os pacotes de dados.

IDS e IPS: Semelhanças e diferenças entre as ferramentas contra intrusão

Ao usá-los em conjunto, eles se classificam como um NIDS/NIPS – Sistema de Detecção de Intrusão baseado em Rede/ Sistema de Prevenção de Intrusão baseado em Rede. Basta uma instalação no roteador ou em uma switch e você terá esse monitoramento de sua rede com base em seu histórico de comportamento e dados.

Como posso aumentar a segurança e otimizar a minha rede?

A SOFTWALL possui um serviços de Análise e Monitoria de redes, que constitui na verificação do ambiente e na realização de apontamentos e melhorias para que sua rede tenha maior alcance, velocidade e também segurança, importante nos últimos tempos devido a ataques e roubo de dados. Contate a SOFTWALL, podemos marcar uma conversa sem compromisso para entender melhor a sua necessidade.

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

“Sua segurança é o nosso objetivo”