Você sabe o que é mobilidade corporativa? Neste artigo, explicaremos esse conceito e a necessidade de proteger os dispositivos móveis da sua empresa

Você usa o seu smartphone para quê? Acessar o banco? Comprar pela internet? Checar o e-mail? Se sim, então você está dentro das estatísticas de uma pesquisa feita pela Gartner, que apontou que mais de 50% das pessoas irão utilizar seus smartphones ou tablets como principal meio de acesso à internet até o ano que vem.

E se as pessoas estão cada vez mais imersas nas facilidades trazidas pelos dispositivos móveis, não é diferente com as empresas. A implementação de smartphones, tablets e também da Computação em Nuvem no ambiente empresarial é chamada de mobilidade corporativa.

Com ela, acessar informações e compartilhar arquivos ficou muito mais rápido – o que aumenta a produtividade de qualquer negócio. Porém, a mobilidade corporativa também trouxe um desafio: a ampliação da segurança digital. É preciso proteger os dispositivos e os dados que estiverem armazenados em nuvem de um modo mais abrangente.

Para explicar mais sobre a realidade da mobilidade corporativa, escrevemos este artigo que aponta seus benefícios, suas vulnerabilidades e também indica as maneiras de proteger os dispositivos móveis da sua empresa.

Benefícios da mobilidade corporativa

A mobilidade corporativa faz com que empresas possam expandir sua atuação além dos limites do desktop. Com os dispositivos móveis, todos os funcionários autorizados podem trabalhar em qualquer lugar – e os dados da empresa ficam disponíveis 24 horas.

Além da flexibilidade, as tecnologias de Computação em Nuvem associadas aos dispositivos móveis trazem:

  • Maior controle para a gestão de equipes externas
  • Homogeneização das informações compartilhadas
  • Acompanhamento em tempo real das tarefas de cada colaborador
  • Visão global dos processos
  • Automatização de processos (no lugar de catálogos, vendedores podem usar tablets para mostrar produtos e realizar transações no mesmo momento)

Vulnerabilidades da mobilidade corporativa

Como a mobilidade corporativa amplia os locais de ação do seu negócio, é normal que a exposição das informações da empresa fique maior e mais vulnerável em alguns aspectos. E, para evitar os ataques virtuais, você precisa saber exatamente quais são estas fragilidades:

  • Vazamento de dados: se o smartphone ou o tablet de algum colaborador for perdido ou roubado, terceiros que o acessarem poderão compartilhar as informações da empresa por má fé.
  • Comunicação entre os dispositivos e os sistemas corporativos: para que seus dispositivos sejam integrados aos processos da empresa, eles devem ser conectados à rede corporativa ou a sistemas de Computação em Nuvem. E é justamente nesta comunicação que invasores encontram portas para acessar informações confidenciais.
  • Ataques externos: aplicativos, e-mail, sites, bluetooth e outros também são portas de entrada para ataques virtuais, e por isso precisam estar dentro do perímetro de segurança digital da empresa.
  • Erros de usuários: erros humanos são muito comuns e podem fazer com que o acesso a informações seja facilmente violado.

Proteção de dispositivos móveis empresariais

Para garantir a produtividade que os dispositivos móveis podem proporcionar ao seu negócio sem aumentar a vulnerabilidade dos dados corporativos, alguns aspectos da segurança digital precisam ser levados em consideração.

O primeiro deles é a identidade. Ou seja, todas as pessoas, aplicativos e dispositivos que se conectam aos sistemas corporativos devem ser devidamente identificados e validados de modo rigoroso.

O alinhamento dos dispositivos móveis às políticas de segurança digital da empresa é outro ponto que merece atenção. Eles precisam ser gerenciados e protegidos de acordo com os parâmetros gerais adotados para todas as máquinas e sistemas existentes da empresa, respeitando as particularidades de cada dispositivo.

Para evitar invasões de terceiros, uma das vulnerabilidades que vimos no tópico anterior, toda a transmissão de dados realizada através de dispositivos móveis deve ser criptografada e também realizada em redes seguras sempre que possível.

A importância da segurança digital para os dispositivos móveis - Softwall

Por fim, a criação de uma cultura de navegação segura entre os colaboradores é imprescindível para minimizar os erros humanos envolvidos. Funcionários destreinados podem aumentar os problemas de vazamentos de informações digitais ao clicarem em links maliciosos ou tomarem ações imprudentes na web.

Se você está em dúvida sobre como fazer a segurança digital dos seus dispositivos móveis, conte com a SOFTWALL para orientá-lo! Agende uma reunião conosco:

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

“Sua segurança é o nosso objetivo”