Como a mobilidade permite uma melhor produtividade e também promove novas relações de trabalho, padronizando a forma de acesso a aplicativos e sistemas.

A mobilidade promoveu a virtualização, da mesma forma que a virtualização facilitou a mobilidade. Gerenciar aplicativos, e-mails, sistemas e até hardwares num ambiente virtualizado de uma maneira ágil é algo almejado por muitos profissionais de TI, e a virtualização torna isso possível. Mas além de todos os benefícios já citados, como a o serviço pode aprimorar a mobilidade corporativa?

Os dispositivos móveis, principalmente os Smartphones, são muito utilizados, segundo o IBGE, 80% das pessoas, em 2014, a internet através de seus dispositivos móveis. Visto que isso não se restringe apenas ao horário de lazer, se estendendo também ao horário de trabalho. A correria do dia a dia, juntamente com o crescimento das demandas que precisam ser atendidas rapidamente, os dispositivos facilitam e auxiliam na produtividade, mas uma questão que deve preocupar as empresas é a segurança, já que o acesso é feito através de dispositivos heterogêneos.

É impossível falar em mobilidade sem falar na infraestrutura que precisa se ter para garantir a integridade das informações, extremamente importante quando falamos de dados sensíveis ou confidenciais de cada empresa.

Devido ao acesso também de redes distintas, é necessário oferecer um ambiente seguro de acesso, pois o risco de vazamento de informações é grande. Não depender do hardware de acesso também é um fator importante para a padronização, não dependendo de processadores ou drivers compatíveis com cada um. Todo o processamento está centralizado em sua VM (Máquina Virtual), isolada, aprimorando a performance dos acessos, logo, também das aplicações disponibilizadas.

Com as novas formas de trabalho, como o trabalho sob demanda e também o Home Office, prática comuns que vem se popularizando, essa mobilidade se torna necessária. Mas não apenas isso, a experiência do usuário deve ser levada em conta, algumas empresas possuem um ambiente seguro e criptografado. Ainda há o conceito BYOD (Bring Your Own Device), onde os funcionários podem levar para o ambiente corporativo os dispositivos e sistemas que mais lhe agradam e trabalhar com eles, o que pode ser vantajoso, mas ao mesmo tempo preocupante, porém com seu ambiente virtualizado, os riscos podem ser atenuados.

Mobilidade: Um conceito importante para a modernização corporativa - Softwall

Ainda nesse modo, caso haja algum desligamento de um funcionário, o bloqueio do acesso de dispositivos pode vir a ser facilitado, prevenindo o sistema de perdas de informação caso haja má intenção por parte de algum ex-colaborador.

De virtualização a firewall e segurança de TI, a SOFTWALL pode oferecer uma solução que se adeque ao seu negócio. Contate-nos e agende uma visita.

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

“Sua segurança é o nosso objetivo”