Relatórios sobre sua rede e monitoramento em tempo real com o NOC – Network Operations Center

Uma TI proativa precisa de um monitoramento 24/7 e o NOC pode auxiliar nos eventos que ocorrem em sua rede, mas você sabe como ele realmente pode atuar dentro do seu ambiente de TI, por completo?

A Softwall separou alguns pontos que podem te ajudar a entender melhor como essa estratégia pode auxiliar a prever problemas e remediar situações que podem prejudicar o funcionamento da sua TI.

O que é um Network Operations Center – NOC?

Network Operations Center ou Centro de Operações de Rede, em português, é uma estrutura composta de profissionais e recursos capazes de monitorar uma rede ativamente das empresas, detectando e prevenindo problemas de maneira proativa, como falhas, lentidões, consumo de recursos ou, até mesmo, ataques.

Por ser uma estrutura focada no gerenciamento da rede e TI, ela permite diagnosticar problemas e oferecer respostas rápidas, para que não haja problemas de desempenho na sua organização, priorizando a produtividade para que sua empresa fique sempre online.

As vantagens de ter a estratégia de NOC em sua TI

Toda e qualquer empresa pode se beneficiar de uma estratégia de NOC, já que a gerência de aplicações, serviços e soluções digitais precisam de uma ampla visibilidade, com isso, é possível mitigar riscos, antecipar falhas e direcionar investimentos para que sua empresa tenha sempre a melhor solução com o melhor desempenho para todos os recursos que compõem a infraestrutura de TI.

Ou seja, o Centro de Operações de Rede traz muitos benefícios, como:

  1. Monitoramento ativo da rede: sendo o diagnóstico proativo, o que permite uma série de medidas e melhorias.
  2. Visibilidade: saiba quais os recursos que estão sendo mais consumidos, instabilidades, variantes e o que compõe toda a sua TI.
  3. Resposta a problemas: disco do servidor cheio ou gargalo no desempenho da rede? Saiba, de maneira pontual ou ampla, qual recurso precisa de atenção para o pleno funcionamento do seu ambiente de TI.
  4. Planejamento e próximos passos: com visibilidade e relatórios de desempenho, você tem em mãos os dados para planejar as próximas melhorias e direcionar investimentos.

Network Operations Center - Softwall

Implementando um NOC em seu ambiente

Planejamento, análise e resposta. O planejamento leva em conta a análise do ambiente e a definição de quais ferramentas podem extrair ao máximo os dados presentes em uma ou mais soluções que estão implementadas no ambiente.

Entender a diferença entre ferramentas é parte fundamental do Centro de Operações de Rede, além de agregar dados e integrar tecnologias para um relatório consolidado que faça sentido para a equipe que administra a TI da organização.

Além disso, somente os dados, se não bem interpretados, podem não fazer uma diferença significativa dentro do seu ambiente, por isso, uma equipe focada em melhorias contínuas se faz necessário, para sempre extrair o máximo desempenho dos recursos implementados.

NOC interno ou terceirizado?

Cada empresa possui demandas específicas na hora da administração do ambiente, mas uma coisa é certa e comum entre todas as administrações: o foco no core business é essencial, o que pode tornar a administração da TI uma sobrecarga de trabalho para uma equipe interna, caso ela não seja dedicada.

Por isso, é necessário ponderar se uma equipe interna é capaz de realizar tal estratégia sem impactar nos projetos que já estão em execução. É viável ter profissionais dedicados e exclusivos para o projeto de NOC?

Contar com um parceiro dedicado para terceirizar os serviços de monitoramento de rede pode ser uma opção viável, justamente pelo foco de uma equipe especialista em Tecnologia da Informação, que já possui cases e uma estratégia de implementação consolidada, o que facilita da aplicação do NOC em seu ambiente, com um ponto de partida definido.

NOC e SOC?

Uma estratégia de NOC pode ser combinada com o Security Operations Center, ou Centro de Operações de Segurança, sendo essa abordagem em específico para tratamento de dados referentes a proteção da empresa.

As duas estratégias combinadas trazem uma performance da rede aprimorada, pois permite olhar não somente para recursos, mas para a maturidade da segurança da rede, sendo importante para proteger o ambiente de TI com respostas a ataques de maneira proativa, mitigando os riscos de perda, vazamento de dados ou invasões.

Como funciona o NOC da Softwall?

A equipe Softwall possui a abordagem Blue Team, uma equipe dedicada a proteger a rede e ambiente de TI, com monitoramento 24×7 o que permite ampla coleta de dados de funcionamento da sua área de tecnologia da informação.

Com isso, fornecemos relatórios personalizados com base nas informações passadas, com insights de melhorias para buscar sempre o desempenho máximo de sua TI.

Contate-nos para saber como podemos impulsionar seu negócio a partir da sua TI :)

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

“Sua segurança é o nosso objetivo”