Red Team: a segurança de informações e dados vitais de uma empresa, além de ser extremamente necessária, passou a ser considerada uma estratégia de mercado para estar sempre competitivo, logo, a segurança proativa e ofensiva pode auxiliar e muito na proteção do ambiente.

O Red Team é uma estratégia de segurança ofensiva que pode auxiliar nisso, pois além de ser uma equipe focada em soluções mais robustas, com ela é possível verificar, a partir de um diagnóstico de vulnerabilidades, classificar e analisar o quanto é possível obter de informações a partir de uma falha encontrada, tornando o seu ambiente ainda mais seguro.

Mas você sabe como um Red Team atua? Como é possível descobrir as vulnerabilidades do ambiente? Como é feita a exploração das falhas encontradas? Confira mais sobre essas questões em nosso artigo logo abaixo :)

O que é e como atua um Red Team?

O Red Team pode ser visto como um “Hacker ético”, pois eles realizam testes de ciberataques em uma empresa, como se fossem reais, ao ambiente de T.I simulando tentativas de obtenção de dados na rede, diretórios ou em sistemas. Com isso é possível verificar até onde as vulnerabilidades encontradas podem ser exploradas.

Uma solução importante para conhecer e mitigar falhas passíveis de exploração, torando o ambiente mais seguro e livre de vazamento de dados, que podem ser extremamente danosos para as empresas.

Descoberta de vulnerabilidades pelo Assessment

O Assessment é um scan de vulnerabilidades para encontrar falhas na rede ou sistemas. Também são feitas entrevistas de T.I com a equipe, logo, são identificados os sistemas, formas de acesso, diretórios para que os testes sejam mais efetivos.

Com isso, tem-se relatos de pessoas que utilizam diariamente a rede, além do conhecimento de todas as ferramentas e soluções de segurança para a proteção do ambiente de tecnologia da informação.

Depois desse processo inicial, é gerado um relatório para respaldar todo o pentest.

Pentests e o Red Team Attack

Depois de obtido o relatório de falhas, os testes de penetração – pentests – começam com a classificação das brechas encontradas. A exploração é feita com testes de violações virtuais, engenharia social, testagem física, phishing dentre inúmeros outros métodos que uma equipe especializada pode utilizar.

O principal objetivo dos testes de penetração é encontrar informações que possam comprometer o funcionamento da organização ou dados que possam ser expostos por atacantes reais, sendo um enorme prejuízo num cenário real de ataques.

Com a conclusão dos testes de penetração, uma nova documentação técnica é gerada com todos os resultados obtidos a partir dos testes, da análise física a todo o acesso digital.

Red Team - Segurança Ofensiva para sua T.I - Softwall

O que fazer com os resultados?

Na documentação técnica dos testes, já são feitas as sugestões de melhorias para incrementar a segurança do ambiente, englobando toda a parte física e digital.

Seja por versão de software instalados, permissões de arquivos, pastas e usuários, credenciais e políticas de senhas, política da mesa limpa, cultura de dados da empresa, tudo é analisado para indicar as melhores práticas para cada item.

O que se tem a partir disso? Um relatório direcionado para o início da implementação e incremento da segurança da área de T.I e de toda sua empresa.

Quais as principais vantagens do Red Team?

Uma das principais vantagens é descobrir todas as falhas do ambiente bem como tratá-las para que sua T.I esteja livre de falhas, tornando sua empresa muito mais confiável do que um concorrente que teve vazamento de dados, exposição de todo o ambiente interno ou que foi infectada por Ransomware, por exemplo.

Proteger os dados da empresa devem ser sempre uma das prioridades de uma organização, seja ela de pequeno ou grande porte, pois o tratamento de dados deve ter comprometimento, independente do número de funcionários, faturamento ou atuação.

Outra vantagem do Red Team é toda a exploração detalhada de todas as brechas encontradas, o que permite um maior direcionamento da equipe para as boas práticas de segurança do ambiente.

Red Team da Softwall

A Softwall conta com um Red Team que possui toda a expertise necessária para fazer, desde as entrevistas, até o ataques com a geração do relatório final para as melhorias de segurança do seu ambiente de T.I, contamos com certificações e processos para que você esteja sempre ciente dos procedimentos tomados em seu ambiente.

Se quiser saber mais sobre nossa auditoria e nosso Red Team, entre em contato conosco, somos uma empresa especializada em segurança da informação, afinal, sua segurança é o nosso objetivo!]

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

“Sua segurança é o nosso objetivo”