Home Office pós-pandemia? LGPD? Novo Normal? Proteção de Dados? Veja o panorama se Segurança da Informação e como pensar em planos de ação para se adaptar a essas apostas em 2021.

A Softwall está no mercado há mais de 10 anos, com isso, adquirimos a experiência para sempre trazer a melhor solução para sua rede corporativa, processos, governança e segurança de T.I. Sempre estamos atentos ao mercado e as opiniões de especialistas na área, por isso, separamos 10 tendências que apostamos para o ano de 2021:

1 – Home Office estabelecido, não algo temporário: O trabalho descentralizado foi algo estabelecido às pressas em 2020, no entanto, com o passar do tempo e a adaptação dos colaboradores, ele acabou se tornando a forma padrão de trabalho de muitas empresas, com isso, a necessidade de segurança de dados mesmo em dispositivos e redes domésticas se faz necessária.

2 – Cloud Computing ainda forte – mas segurança deve aumentar: Com a ampla utilização do Cloud Computing para a operacionalização de processos, em 2021 será necessário aplicar ainda mais as regras de controle e restrições de acesso, com soluções de monitoramento e logs, como a doção do Cloud Security Posture Management (CSPM), que identifica falhas, violações e conflitos de configurações e monitora continuamente o ambiente.

3 – Transformação da segurança de rede: Com a superfície de acesso a informações ampliada, é necessário segurança nas operações independentemente de onde os dados são acessados. Por isso, o SASE (Secure Access Service Edge), pode ser uma boa opção para essa pauta.

4 – Zero Trust – Nunca confie, sempre verifique: Assumir que ninguém é confiável por padrão, estando dentro ou fora de uma rede corporativa. Com a expansão do trabalho remoto e o uso de dispositivos domésticos, é necessário inspecionar todo o tráfego da rede, mesmo em LAN.

5 – O contínuo crescimento do Ransomware – Dupla extorsão: Ação pela qual os cibercriminos extraem grande quantidade de dados da vítima antes de criptografar todos os seus banco de dados com informações privilegiadas. Em seguida, eles publicam dados pouco a pouco, aumentando a pressão para o pagamento do dinheiro “solicitado”, caracterizando o golpe como dupla extorsão. Mike Sentonas, CTO da CrowdStrike espera que esse tipo de ataque se torne ainda mais popular em 2021.

6 – Ataques de Phishing ainda muito efetivos: Por contarem com a exploração do fator humano e muitas proteções de borda não detectarem atividades suspeitas em uma LAN, por isso e necessária a inspeção de todo o tráfego, Zero Trust, como dito no item 4.

7 – Melhoria nos métodos de autenticação – aumento do uso de 2FA: Como os dispositivos de trabalho expandiram-se ainda mais e vão além de PC’s, biometrias e reconhecimentos faciais estão cada vez mais presentes no dia a dia corporativo, que aumentou de 27% em 2019 para 53% em 2020. O aumento da autenticação em dois fatores – 2FA – em aplicativos de negócios aumentou de 64% em 2019 para 82% em 2020.

8 – Aumento na conscientização sobre golpes e dados: Com leis como a LGPD e o aumento exponencial dos ataques, muitas organizações têm ofertado treinamentos e campanhas de conscientização para que o fator humano, um dos grandes pontos do ataque, esteja mais protegido.

9 – Equipes de rede e segurança de T.I cada vez mais integradas: Novas formas de trabalho também geram novas demandas operacionais, por isso, com funcionários cada vez mais descentralizados e com a nuvem em alta, a rede tradicional pode não ser a principal preocupação da segurança da organização quanto recursos descentralizados.

10 – IA / Inteligência Artificial sendo amplamente aplicada – inclusive em ataques: Ferramentas de proteção com inteligência artificial para rápida respostas a ataques não são necessariamente novidades – como fiz Greg Foss, Analista de Cybersegurança da VMWare, em que se pode manipular a IA para tomar decisões erradas e infectar dados, conhecidos como “data poisoning”.

Nuvem de Tags - Segurança da informação em 2021: Tendências e Objetivos - Softwall

Aqui foram englobadas algumas tendências que são novas, foram potencializadas pelo momento vivido desde 2020 ou ainda tem grande potencial de ser tornarem ainda maiores agora em 2021, assim como as preocupações e objetivos que podem estar em alta esse ano.

Dentre olhar para o caminho que passamos e planejar o futuro, é inegável que essas pautas estarão em algumas reuniões nesse ano na área de T.I e se você quiser conversar mais sobre como otimizar seu ambiente extraindo ao máximo de performance com segurança, a Softwall estará aqui para te ajudar :) entre em contato conosco! Sua segurança é o nosso objetivo!

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

“Sua segurança é o nosso objetivo”