O SIEM – Gerenciamento e Correlação de Eventos de Segurança, em tradução – é uma ferramenta que permite centralizar e administrar as informações e eventos de segurança de um ambiente de TI de forma mais eficiente e assertiva, mas você sabe como ele realmente atua?

Imagine que você possui várias ferramentas de segurança e monitoramento de ativos de TI, como firewall, proteção de endpoints para computadores e servidores e ainda tem soluções em nuvem que precisam de segurança para operar de forma contínua. Monitorar toda a malha de segurança da TI manualmente demandaria muito tempo e esforço e as respostas a incidentes poderiam ser muito demoradas e ineficientes por termos muitas ferramentas implementadas.

Em ambientes mais enxutos de tecnologia também podem ocorrer essas falhas, já que uma gerência descentralizada pode fazer com que informações se percam em meio a tantas outras prioridades da equipe de segurança e DevOps.

E é aí que o SIEM entra, pois ele funciona como um centralizador de logs e informações, com análise de dados e disparo de alertas a eventos.

Mas, na prática, o que isso quer dizer? Confere com a gente nos tópicos abaixo ;)

Mais dados para o SIEM, mais informações sobre a TI

Dado não é informação, por isso, centralizar as informações de todos os softwares de segurança com o SIEM ajuda, e muito, na hora de extrair informações sobre o ambiente TI como um todo, seja pela saúde do ambiente ou por informações de possíveis ataques na rede, centralizar é sempre a melhor opção.

Alertas de TI personalizados: com base em recursos e números

Detectar é o primeiro passo nas etapas de segurança, por isso, monitorar o maior número de ativos de TI em tempo real permite ao SIEM ter mais dados com base em utilização de recursos por cada ativo. Se algum computador estiver utilizando recursos incomuns para o seu perfil ou o servidor estiver recebendo conexões inesperadas, isso pode ser analisado e disparados alertas de acordo com as regras e variáveis configuradas.

TI Mais eficiente, menor tempo de resposta a incidentes

Análise em tempo real, eventos em tempo real, alertas em tempo real. Com o SIEM, sua empresa estará sempre a frente de ataques ou vazamento de dados, prevenindo maiores danos ao seu ambiente de TI com respostas a incidentes mais ágeis, sem comprometer dados críticos da sua organização.

O SIEM é caro para implantar?

Depende, há várias formas de contratar, seja por appliance (equipamento) como software em nuvem / as a service – por serviço – o importante é que o SIEM atenda às necessidades da sua empresa, independe do valor a ser investido.

As configurações e dispositivos monitorados devem seguir o que fizer sentido para tornar o dia a dia da empresa mais seguro e otimizado, com as operações de segurança mais ágeis para sua equipe focar em inovação e qualidade.

Soft . SIEM: gestão de segurança de TI com excelência

A Softwall possui uma estratégia de SIEM bem definida e eficiente que pode auxiliar sua empresa a tornar seu ambiente proativo, otimizado e mais seguro. Trabalhamos com um dos principais players do mercado, a Micro Focus, que está presente no quadrante líder do Gartner.

Entre em contato com a gente, podemos desenhar um projeto de acordo com a sua necessidade e que faça sentido para sua empresa e ambiente de TI :)

Ilustração - SIEM: O que é, funcionalidades e vantagens para sua TI - Softwall

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

“Sua segurança é o nosso objetivo”