No dia 10 de março de 2020 eu, Rubens Mateus Fernandes de Oliveira, representei a Softwall no Marketing Summit for Channels da Trend Micro Brasil. Uma tarde voltada para os profissionais de Marketing que atuam nos canais da Trend Micro a nível nacional.

Foi realizado na Casa WEBFORCE, localizado no Ibirapuera, em São Paulo. A matriz da Softwall está localizada em Curitiba/PR, logo, às mais de 7 horas de viagem precisavam valer a pena, e agora posso dizer que a Trend Micro acertou em cheio na produção desse evento, tanto em estrutura quanto em conteúdo de marketing apresentado.

O evento começou com a fala de Miguel Macedo, mostrando um panorama mundial do que a Trend Micro vê de mudanças nas empresas, todas baseadas em dados, como a Transformação Digital mudou os paradigmas de como lidamos com situações cotidianas, desde uma organização dos nossos dias até como interagimos com bancos e nossa vida financeira, por exemplo. Para fechar essa etapa inicial, ele falou do Cloud One, uma das respostas da Trend a segurança em nuvem.

Depois de Miguel, Marisa Travaglin, que tive o prazer de conhecer, entrou para falar das Estratégias Trend de Marketing Brasil e Best Practices. Ela também abordou a Transformação digital nas empresas e essa mudança do Físico para Nuvem. Sobre a compra da Cloud Conformity pela Trend Micro, para assim, combinado com o Cloud One, ter uma estratégia de proteção e visibilidade para o ambiente Cloud de cada empresa, que tem se tornado cada vez mais Serverless. Para o Marketing, Marisa nos mostrou como é a estratégia para trabalhar com influenciadores e eventos, além da divulgação de Cases de sucesso, que obtiveram um bom retorno orgânico.

Após o nosso break, Lívia Vasconcelos nos mostrou como tirar o máximo proveito do portal de parceiros, ofertado pela Trend Micro a todos os canais. Detalhes de campanhas, hands-on, materiais de marketing, envio de e-mails através da plataforma, invite para clientes testarem as soluções da Trend foram algum dos tópicos abordados, além de claro, ela mostrar o enorme esforço de trazer todo o material global traduzido para o Português/Brasil, coisa que não é tão simples quanto parece, mas que faz uma enorme diferença para nós, canais, ter um material rico e traduzido direto do nosso fabricante. Marisa então retornou para lançar um desafio para o time de marketing trabalhar juntamente com o comercial.

Depois, tivemos a presença de Igor Bianchi, um especialista em tráfego – orgânico e pago – da Agência Inbound, nos dando dicas de como melhorar a jornada de compra do nosso usuário, também sobre SEO on-site e on-page, públicos e como otimizar as nossas campanhas nas principais mídias do mercado. Andreza Fernandez, que também é da Agência Inbound, nos mostrou na prática, em números, como foi o retorno de toda essa estratégia, além de vários Highlights que nos trouxe insights de como aplicar isso a realidade dos canais.

André Jensen, sócio diretor da Agência Inbound nos mostrou as vantagens de trabalhar com o método chamado Account Based Marketing (ABM) e como as grandes empresas têm feito isso para não só gerar lead, mas para aumentar o engajamento com o público e se tornar referência no mercado, com melhores filtros de target e materiais específicos para cada realidade de cada cliente.

Após todo esse conteúdo rico apresentado, tivemos o happy hour em que pudemos conhecer profissionais de marketing de todo o Brasil, conversei com pessoas de Uberlândia, Rio de Janeiro e São Paulo. Na saída, ganhamos um livro de Costumer Success, um excelente presente trazido pela Trend Micro que foi abordado durante o evento.

Fotos do Evento

Encerrei meu dia com a sensação de dever cumprido, agradecendo imensamente a Softwall por me proporcionar essa ótima experiência além de claro, a Trend Micro, por promover esse evento voltado para Marketing!

Se quiser saber mais como a Softwall trabalha com as soluções Trend Micro, clique aqui ;)