O último vazamento das supostas ferramentas de ciberespionagem da agência nacional de segurança dos Estados Unidos, a NSA, é uma péssima notícia para companhias que rodam o Windows Server. As ferramentas, que agora se encontram disponíveis publicamente, conseguem facilmente hackear versões mais antigas do sistema operacional da Microsoft.

O Shadow Brokers, um misterioso grupo de hacking, vazou os arquivos para a web, levantando preocupações de que cibercriminosos poderão incorporar tais ferramentas em seus próprios ataques.

Cada exploit funciona como um programa que leva vantagens de uma falha de segurança. Entretanto, computadores que rodam o Windows Server estão particularmente sob risco, isso ocorre porque os exploits são geralmente projetados para alavancar vulnerabilidades nas funções do servidor online de uma máquina.

Um exploit incluído no vazamento, chamado Eternalblue, pode remotamente levar versões mais antigas do Windows a executar o código.

Por exemplo, um hacker poderia abrir uma backdoor em uma máquina para fazer o upload de outros códigos maliciosos que conseguem atuar como um ransoware ou para roubar dados sensíveis.

A Microsoft ainda precisa lançar um patch, e ainda não está claro quando a companhia o fará. Na última sexta-feira (14), a gigante de software disse que ainda estudava os exploits vazados.

Computadores que estão sob um firewall devem estar seguros. Para aqueles que não estão, companhias devem considerar desabilitar certas funções que os exploits usam.

Ele também recomenda que companhias levantem um inventário de seus ativos de TI para que elas saibam quais servidores podem estar vulneráveis. O que torna os exploits um grande problema em particular é que versões mais antigas do Windows Server ainda são amplamente usadas. A última versão do Windows Server 2016 foi lançada no final do ano passado.

Fonte: COMPUTERWORLD

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone:
(41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

“Sua segurança é o nosso objetivo”