O Web Application Firewall (WAF) é a solução de segurança para proteger de ataques os ambientes da WEB que abrem requisições HTTP e HTTPS para um servidor.

Uma empresa que existe e quer ter visibilidade no mercado atual precisa estar no mundo online. Percebendo essa necessidade e a praticidade das plataformas que a Internet possibilita para expansão dos negócios, diversas empresas começaram até mesmo a abandonar o físico e a mudar completamente para o mundo online, como no caso dos comércios eletrônicos – os e-commerces. Pensando nisso, apresentamos hoje a proteção ideal para quem trabalha dentro do digital: o Web Application Firewall (WAF).

Os e-commerces, só neste começo de ano, tiveram um crescimento de 23%, ultrapassando o crescimento de lojas físicas que ficaram em 3,6%, segundo o indicador de varejo SpendingPulse. Há ainda uma estimativa de crescimento de 15% deste meio de venda ao decorrer do ano de 2018, obtendo um faturamento de R$ 69 bi. De fato as pessoas estão comprando mais online e as empresas que perceberam isso estão se dando muito bem. Os dados não negam que essas vendas vem evoluindo cada vez mais.

Fica claro que as pessoas finalmente começaram a confiar mais no mundo digital para realizar suas compras, afinal, os sites precisam que elas passem números de cartões, contas bancárias, CPF e em alguns casos até mesmo senhas. E essa é uma ótima chance para ciberataques, roubos cibernéticos e fraudes, uma vez que em muitos casos as empresas abrem seus firewalls 80 (HTTP) e 443 (HTTPS) para um servidor web e perdem o controle dos acessos. Isso pode fazer com que qualquer serviço online se torne ruim o suficiente para perder clientes fiéis e virar um case de falta de segurança no mundo digital.

Para ajudar quem está neste mercado, a opção mais viável que existe atualmente é o Web Application Firewall. Sua função principal é, antes de tudo, proteger as aplicações da web de terríveis ameaças que exisitem neste universo. O sistema tem sido muito usado hoje não só pelos comércios eletrônicos, mas também por sites, blogs e até mesmo alguns aplicativos de celulares.

Web Application Firewall (WAF): como ele funciona e para quem é indicado

Firewalls, IDS e IPS são algumas opções já disponíveis no mercado de TI para proteger ambientes da WEB dos ataques que ela enfrenta. Entretanto, na grande maioria das vezes eles não são eficazes diante de ataques como XSS, SQL Injection e Application Denial of Service e Brutal Foce Login. Tais controles tradicionais deixam essas brechas para os que aderiram ao HTTP e HTTPS, desta forma, o Web Application Firewall veio para cobrir justamente lacuna.

O que é o WAF

O WAF é um software desenvolvido para filtrar, monitorar e bloquear pacotes de dados que são passados para um aplicativo online. Com inspeções personalizadas, ele é capaz de proteger contra DDoS, Serviços Seguros de Gateway para Web, Inteligência de IP, aplicações entregues pela nuvem e também aplicações híbridas.

Os ataques de cross-site scripting (XSS) e injeção de SQL, bem comuns no ambiente digital, são outros essenciais que o Web Application Firewall consegue manter sua rede protegida. Portanto, o WAF previne de possíveis invasões, visto que monitora tudo que acontece nos servidores da WEB entre um cliente e servidores.

Como funciona o Web Application Firewall

Implantado através de um proxy, ele se baseia em uma rede, um host ou em uma nuvem. Uma das suas principais funções é filtrar o tráfego danoso por meio de um inspecionamento de cada pacote de dado e usando uma base de regra para análise da lógica de aplicativos da Web. Ele permite que o ambiente de TI consiga ter uma ampla visualização das ameças que travam os procedimentos das empresas no ambiente digital.

Instalado localmente, basta que para seu funcionamento sejam reaplicadas regras e configurações nos appliances. Hospedados em host, ele é integrado no código do aplicativo. Na nuvem é implantado em uma base de assinatura e requer uma alteração de DNS para desviar o tráfego.

SOFTWALL – Em Curitiba – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: [email protected]

E também em Florianópolis – Santa Catarina:
Telefone: (48) 3091-1500
E-mail: [email protected]

“Sua segurança é o nosso objetivo”