Atualmente, o mundo é muito tecnológico, e informações importantes são armazenadas em redes de computador. Por isso, a análise de vulnerabilidades é um dos principais pontos a serem priorizados pelas empresas que desejam investir em segurança de dados. Com isso, continue conosco e saiba tudo sobre o tema no artigo abaixo.

É importante ressaltar que estamos vivendo uma era de grandes evoluções tecnológicas, e cada vez mais, grande parte dos setores e empresas ficam cada vez mais digitalizadas. Por isso, a importância de investir em análises de vulnerabilidades é enorme. Além disso, precisamos entender a grande importância de preservar cada vez mais a segurança da informação.

Grande parte das empresas entendem a importância de fazer uma análise de vulnerabilidades com o objetivo de mitigar erros que podem facilitar ataques cibernéticos. Para isso, é necessário utilizar ferramentas e estratégias corretas para manter todas as informações existentes nos sistemas das corporações bem protegidas.

Porém, vale ressaltar: análise de vulnerabilidades e pentests são termos utilizados como sinônimos, mas na verdade, não são necessariamente a mesma coisa.

O que é uma Análise de Vulnerabilidades?

A análise de vulnerabilidades funciona como um tipo de consultoria que busca identificar e analisar todos os ambientes virtuais: redes, sistemas, hardwares e dispositivos dos mais diversos com a finalidade de encontrar falhas e brechas de segurança que possam facilitar a vida para cibercriminosos investirem contra seus alvos.

Com isso, a análise fornece uma melhor compreensão para as empresas dos ativos mapeados, medidas de segurança e todas as suas vulnerabilidades. Consequentemente, a empresa entende como melhorar suas defesas, reduzindo as probabilidades de uma invasão conseguir encontrar e explorar as falhas existentes no sistema.

Como já falamos aqui no blog da Softwall, a análise de vulnerabilidades é uma solução do Red Team que busca auxiliar as empresas a melhorarem a segurança de dados e também facilitar o entendimento de possíveis falhas.

Quais as camadas da análise de vulnerabilidades?

Em uma análise de vulnerabilidades, existe um passo a passo durante o processo. Normalmente, essas camadas servem para auxiliar o Red Team em todo o trabalho, conseguindo chegar no melhor resultado possível durante toda a investigação.

  • Reconhecimento: é a primeira etapa da análise de vulnerabilidades. Nela, a equipe efetua um levantamento de informações para entender qual tipo de inspeção será efetuada no ambiente auditado.
  • Execução e Análise: após a primeira etapa, chega o momento de executar e analisar os respectivos resultados do ambiente analisado.
  • Busca por Falhas ou Vulnerabilidades: a camada do meio da análise realiza uma busca completa por falhas ou vulnerabilidades, conhecidas ou não, tentando encontrar o máximo possível de evidências.
  • Classificação de Risco: durante essa etapa, a equipe utiliza as melhores técnicas possíveis variando entre alguns processos, como o OWASP e o PTES para analisar todas as vulnerabilidades e falhas identificadas.
  • Relatório final: na última etapa, o Red Team faz um relatório completamente detalhado sobre todo o processo e como fazer para melhorar a segurança do sistema.

Quais os principais benefícios da análise de vulnerabilidades?

Existem diversos benefícios em fazer uma análise de vulnerabilidades. Os principais estão atrelados a LGPD, seja para entrar em conformidade com os termos da lei, ou para melhorar o que já existe na empresa. Conheça os principais frutos gerados com essa solução:

  • Protege melhor os ativos de sua empresa.
  • Certifique-se de que ele atende aos critérios de conformidade da Lei Geral de Proteção de Dados.
  • Aumentar a conformidade com a LGPD.
  • Melhorar o desempenho e segurança e a operação de redes, sistemas, servidores e programas.
  • Minimizar as perdas financeiras e de reputação da empresa.

E o pentest?

O pentest é também conhecido como teste de intrusão, busca e explora falhas e vulnerabilidades identificadas durante a auditoria de um sistema, rede de computadores e afins e por vezes, confundido com o processo de análise de vulnerabilidades.

Porém, como já explicamos no blog da Softwall, a análise de vulnerabilidades serve para respaldar o pentest. Ou seja, uma não funciona sem a outra, porém, são etapas diferentes dentro de um mesmo processo de consultoria, normalmente trabalhado pelo Red Team.

O que são as cadeias OWASP e PTES?

Tanto a cadeia OWASP quanto a PTES são muito importantes para a análise de vulnerabilidades, por isso, explicaremos um pouco mais sobre elas.

OWASP

Começa com a fase de reconhecimento, levantando todas as informações possíveis sobre o sistema auditado. Em seguida, chegamos na fase de execução do processo e análise dos resultados no ambiente.

A quarta etapa funciona indiretamente como a terceira, porém, é mais focada em explorar uma lista extensa de vulnerabilidades de alto risco que costumam ser utilizadas em ciberataques. Na sexta fase, conseguimos identificar códigos maliciosos, malwares, payloads e afins.

Então, chegamos na OWASP Risk Rating, que consiste na execução das seis etapas para analisar friamente todas as falhas e vulnerabilidades identificadas. Por fim, chegamos no momento final: um relatório completo é feito, explicando todo o processo feito na análise de maneira técnica, e entregue para a empresa.

PTES

Basicamente, o PTES funciona da mesma forma que o OWASP. A grande diferença fica pela quarta e pela quinta etapa do processo. Após a equipe efetuar a análise, chegamos na fase de exploração, que consiste na aplicação e desenvolvimento de códigos para testar de fato todas as vulnerabilidades e falhas do sistema.

Então, na quinta etapa, identificando o sucesso na intrusão do sistema, é realizada uma grande enumeração interna. Por fim, é gerado um relatório geral mostrando todo o processo para a empresa.

Conte com a Softwall para uma Análise de Vulnerabilidades!

Por fim, é importante ressaltar que a análise de vulnerabilidades é uma prática que exige muito conhecimento técnico dentro da área de informática e segurança da informação. Com isso, é muito importante que no momento em que você decida escolher o processo em sua empresa, seja com uma ajuda especializada no assunto.

Então, entre em contato com a equipe da Softwall, nosso time está pronto para conversar com você, mostrar todas as soluções disponíveis em nosso portfólio e ajudar sua empresa a mitigar as falhas e vulnerabilidades existentes.

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br
“Sua segurança é o nosso objetivo”