Análise de vulnerabilidades e pentest são soluções complementares dentro de uma estratégia de segurança ofensiva e proativa. Entenda mais sobre cada uma dessas soluções e quando empregar cada uma delas. Acompanhe abaixo!

Se sua empresa armazena e manipula informações – o que é o caso da maioria das organizações, principalmente as de tecnologia – é muito importante entender quais são as possíveis brechas que podem ocasionar algum ataque que pode levar a vazamento de dados.

Uma pesquisa realizada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e publicada na ACM, mostra que vazamento de dados aumentaram em 493%, subindo para a quinta posição, tendo um aumento de cinco vezes no número de incidentes e um aumento de seis vezes no volume de dados, de 2018 para 2019.

Analisando esse cenário, é importante entender a posição do nosso país em relação ao mundo – e como ele se tornou alvo de atacantes em diversas partes – e, portanto, trabalhar para que sua empresa não se torne uma vítima desses ataques virtuais, já que as sanções da LGPD já estão sendo aplicadas desde 2018.

E, para iniciar, uma análise de vulnerabilidades para se ter visibilidade do ambiente, além dos testes de intrusão para verificar a gravidade de cada brecha encontrada pode ser um excelente ponto de partida para tornar seu ambiente de TI mais seguro. Mas, você sabe a diferença entre essas duas frentes e quando aplicá-las? Segue o fio 😉

Análise de vulnerabilidades: visibilidade do ambiente

A análise de vulnerabilidades nada mais é que um scan de todo seu ambiente de TI, desde dispositivos, como computadores e smartphones, até recursos mais complexos como servidores de e-mail e workloads em nuvem, para entender quais são as possíveis brechas e vulnerabilidades de cada endpoint.

Essa análise inicial é importante para classificar quais são os endpoints que precisam de maior atenção, e assim direcionar esforços para sanar qualquer vulnerabilidade que possa comprometer seu ambiente e dados.

A análise de vulnerabilidades oferece vários dados para o pentest, ou testes de invasão. Veja os principais pontos e diferenciais da análise de vulnerabilidades:

  • Análise do ambiente, recursos e endpoints de TI
  • Descoberta de vulnerabilidades de sistemas e dispositivos
  • Auxílio na classificação das vulnerabilidades encontradas
  • Ponto de partida para melhoria assertiva da segurança de dados
  • Respaldar e direcionar o pentest

E, depois de identificar as vulnerabilidades, é hora de partir para os testes e entender, comprovadamente, quais são os reais potenciais de um ataque.

Pentest: teste a segurança do seu ambiente de TI

O pentest, ou teste de penetração é feito para verificar o quanto de informações um hacker consegue obter a partir de uma vulnerabilidade de segurança. Como um ambiente de TI pode ter diversas vulnerabilidades, é importante classificar essas brechas e tentar explorar o que for mais relevante.

O pentest, pode ser feito nas modalidades:

  • White Box: onde os testadores possuem todas as informações do ambiente, bem como acessos, credenciais e mapa da rede.
  • Grey Box: quando os testadores possuem apenas algumas informações do ambiente de TI.
  • Black Box: quando os testadores não possuem qualquer informação do ambiente a ser invadido.

Vale ressaltar, aqui, que o pentest é considerado um hacker ético. Por mais que os ataques sejam reais, eles não devem gerar qualquer problema para a empresa a ser testada. As principais vantagens do pentest são:

  • Teste de vulnerabilidades realmente impactantes para seu negócio
  • Comprovação da capacidade de proteção das ferramentas aplicadas ao ambiente
  • Mitigar, assertivamente, as brechas de segurança mais críticas de sistemas
  • Descoberta de endpoints que podem ser porta de entrada para atacantes
  • Esteja de acordo com a LGPD e compliance

E as diferenças entre análise de vulnerabilidades e pentest?

Como podemos perceber, as diferenças entre análise de vulnerabilidades e pentest consiste na aplicação por etapas dentro de um processo de melhoria da segurança da informação e proteção de dados dentro de uma organização.

A análise de vulnerabilidades faz todo o reconhecimento do ambiente de TI, bem como a classificação e documentação de todas as brechas de segurança descobertas, para assim respaldar o pentest.

Já o pentest, vai utilizar todas as informações da análise de vulnerabilidades para fazer os testes, de maneira direcionada, pensando em extrair o máximo de informações nas modalidades de testes anteriormente listadas.

Assim, você tem uma melhoria contínua da segurança de dados da sua empresa, com direito a reteste para a verificação da correção dessas vulnerabilidades a aprimoramento na segurança de dados da empresa.

Quando empregar a análise de vulnerabilidades e o pentest?

Depende da maturidade da segurança da sua empresa. É importante, aqui, entender se sua organização possui essa cultura de segurança da informação. Além disso, ter um objetivo claro para iniciar o processo.

Por exemplo: “queremos ter mais visibilidade do nosso ambiente de TI” ou se “pretendemos entender se as novas ferramentas de segurança de dados estão atendendo todas as exigências da LGPD”.

Com isso, já é possível identificar qual o melhor momento para aplicar o processo de análise de vulnerabilidades e o pentest. Caso exista alguma documentação ou algum direcionamento sobre as brechas de segurança, o pentest já pode ser empregado.

Caso contrário, o assessment inicial é de suma importância para compreender a maturidade do ambiente e qual a melhor alternativa para prosseguir com a melhoria da proteção de dados da sua organização.

Qualquer uma dessas soluções vai trazer resultados positivos para sua empresa, já que são aplicadas em momentos diferentes para finalidades diferenciadas.

Red Team Softwall: tenha a uma estratégia de segurança completa!

Com o Red Team, você consegue aplicar um processo completo de segurança de dados através de uma segurança ofensiva. Com uma consultoria avançada, você será guiado por um processo estruturado. Vamos te oferecer todas métricas e recursos para você se certificar que está progredindo para uma melhora efetiva da segurança da sua empresa.

Nos contate para entender qual o seu grau de maturidade com a análise de vulnerabilidades, além do pentest para compreender quais as brechas de segurança que devem ser tratadas, de maneira mais direcionada.

Entre em contato com nosso Red Team e saiba como tratar a segurança de dados da sua empresa, afinal, sua segurança é o nosso objetivo!

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br
“Sua segurança é o nosso objetivo”