Blue Team e Red Team são duas estratégias de segurança diferentes. A equipe azul na parte defensiva, monitoramento e melhoria contínua da cibersegurança. A vermelha, buscando ativamente falhas, vulnerabilidades de segurança e explorando-as. Veja nesse texto como essas duas estratégias avançadas de segurança se complementam.

Estratégias de segurança avançada estão cada vez mais presente nas empresas. Seja pelo foco em tecnologia ou pela necessidade da segurança de dados, privacidade ou técnicas e ferramentas para prevenir vazamento de dados. Toda empresa precisa de algum nível de proteção de dados, e isso vem se aprimorando ao longo do tempo.

Não somente um firewall ou antivírus! Mas a busca ativa por vulnerabilidades. Além de tratar essas vulnerabilidades, plano de resposta a incidentes para se antecipar aos ataques e blindar as empresas contra ataques hackers. Cada dia mais esse cenário tem se tornado uma realidade no dia a dia dos profissionais de TI.

Por isso, as estratégias de Blue Team e Red Team são aplicadas para estar a frente de qualquer tipo de incidente de segurança. Também, identificar brechas que seu ambiente de TI pode ter. Mas antes de saber mais sobre essas estratégias em conjunto, vamos recapitular o que o time azul e vermelho fazem?

Blue Team: segurança defensiva e resposta a incidentes

O Blue Team, como dissemos recentemente aqui em nosso blog, tem como função principal proteger todo o ambiente interno e fortalecer a sua cibersegurança. Aqui, todo mapeamento de acessos e recursos é feito. Além das ferramentas implementadas para verificar se atende, de fato, a necessidade de segurança de dados da empresa.

Vale ressaltar que, aqui, a análise não fica restrita a ferramentas, mas todo mapeamento de processos e dados. Assim se ter uma proteção 360° de toda a empresa, seja da rede, sistemas, endpoints e todos os ativos de ti.

Atua ativamente na resposta a incidentes de TI, passando pelas 6 principais etapas. Também atua com um monitoramento ativo, 24/7, para sempre se antecipar a ataques ou comportamentos anormais de ativos de rede. Além disso, o blue team possui conhecimento de todas as vulnerabilidades do ambiente de TI, com forte atuação na proteção e prevenção a vazamento de dados.

Red Team: segurança ofensiva e hacker ético

O Red Team é uma estratégia de segurança ofensiva que busca ativamente vulnerabilidades de segurança no seu ambiente de TI e empresa. O processo é iniciado com o mapeamento da sua rede e acessos, sistemas e ativos, conhecido como o Assessment e, a partir daí, as falhas e vulnerabilidades de segurança são encontradas, listadas e já começam a serem classificadas de acordo com padrões internacionais, como o NIST.

Depois dessa análise e classificação das vulnerabilidades. Algumas vulnerabilidades podem ser exploradas através de ataques hackers simulados, conhecidos também como pentest, seja black-box, sem conhecimento e informações do ambiente, grey-box, com alguma informação do ambiente e white-box, com o conhecimento total do ambiente do cliente.

Com isso, a partir do nível de exploração, é possível tratar as vulnerabilidades de acordo com a criticidade apresentada, trazendo assim um investimento de recursos e tempo mais direcionada.

Blue Team e Red Team: o Purple Team

Na teoria da cor, o azul com vermelho em uma mistura aditiva, se torna roxo. Aqui, utilizamos esse conceito para representar a soma dos esforços e complementos do Blue Team e Red Team! A atuação dos dois times, em conjunto, permite que a empresa usufrua das habilidades dos times, que são totalmente diferentes, mas que trazem um grau de competição saudável sempre com um objetivo em comum.

O Red Team, atacando as vulnerabilidades encontradas através do Pentest e verificando, de maneira factível, o nível de segurança do ambiente de TI e proteção de dados. Também fornece provas que podem direcionar a melhoria contínua da segurança da informação de toda a empresa.

Já o Blue Team, trabalha de maneira proativa para combater esses ataques promovidos pelo Red Team, identificando os padrões de ataque a partir de todo mapeamento e planejamento feito, aprimorando continuamente a segurança.

Logo, esses dois trabalhos convergem então para um só caminho: melhorar a segurança e proteção de dados da sua empresa!

Blue Team, Red Team e Purple Team - Softwall

E, quais são os resultados do Blue Team e Red Team?

Os artefatos, são os relatórios, informações confidenciais ou qualquer tipo de dado que represente o nível de segurança que sua organização está. Aqui também podemos ir até a raiz do problema, com a Forense Digital, também para tratar crimes digitais reais que ocorreram dentro do ambiente de TI.

Todas as informações colhidas são conclusivas e direcionadas, não apenas dados em uma planilha, mas realmente informações relevantes que façam a diferença na hora de tornar sua empresa com uma cibersegurança cada vez mais compatível com o nível de informação que sua empresa necessita.

O Blue Team e Red Team aplicados na cibersegurança da sua empresa

As estratégias de segurança são utilizadas para testar de maneira preventiva, mas elas são aplicadas em um ambiente real, com informações reais e, claro, ataques reais. O intuito do Blue Team e Red Team não é apenas ficar no âmbito dos testes ou experimentações, mas sim, trazer soluções efetivas de proteção para prevenir vazamento de dados e tornar sua empresa mais segura.

Seja pela equipe azul ou vermelha, sua organização pode colher inúmeros benefícios das duas estratégias, basta entender qual o momento que sua empresa está, quais são as necessidades de segurança e, a partir daí, é possível direcionar qual o melhor planejamento e cenário para iniciar os trabalhos com o Blue Team e Red Team, de maneira conjunta ou por etapas.

Entre em contato conosco e entenda qual a melhor estratégia de segurança para sua empresa, afinal, sua segurança é o nosso objetivo!

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br
“Sua segurança é o nosso objetivo”