A computação Forense e a Perícia Digital não é algo necessariamente novo, mas que tem ganhado cada vez mais evidência devido ao crescimento exponencial de crimes digitais e a necessidade de descobrir como sanar a origem desses crimes. Você sabe como isso se dá em um ambiente? Descubra mais sobre e como ela pode ajudar seu ambiente de T.I e sua empresa.

Golpes e crimes digitais estão ocorrendo em maiores escalas e com previsões de se tornarem cada vez mais frequentes, fraudes financeiras e bancárias, invasão de computadores e servidores além de roubo de dados são grandes tópicos que permearam a segurança da informação e em 2021 e continuarão crescendo exponencialmente nos próximos anos.

Um dos crimes amplamente conhecido é o phishing e ainda é um dos grandes crimes digitais pois ele, por meio de um simples link em um e-mail, é capaz de roubar informações de acesso e dados importantes, sejam eles pessoais ou corporativos, o que permite aos criminosos realizar um grande caos no ambiente de T.I.

No entanto, somente ter conhecimento desses ataques não é o suficiente, investigar e rastrear crimes cibernéticos/digitais tem se tornado uma demanda de extrema importância para combater a raiz do problema, seja no campo governamental ou corporativo.

Computação Forense e Perícia Digital

É nesse campo de investigação que o Perito Digital Forense atua, uma profissão que se alinha muito aos famosos Pentesters, que já abordamos aqui no blog da Softwall – clique aqui para ver mais – já que o mercado não trabalha somente com a prevenção, em muitos casos, é necessário investigar o crime que ocorreu.

O Perito Digital Forense é encarregado de investigar, analisar e recuperar informações de computadores, servidores ou ativos da rede a fim de obter evidências de invasões ou vazamento de dados que ocorreram no ambiente de T.I.

Não somente na investigação, mas o perito digital já pode tomar ações de correção para estancar o vazamento de informações ou corrigir os problemas já conhecidos, melhorando já em sua análise os pontos necessários.

Quais são os conhecimentos necessários de um Perito Digital?

Existem treinamentos voltados para a área, afinal, ela se tornou uma grande demanda de mercado, no entanto, é preciso conhecer de soluções de segurança digital, além de aplicações e redes e é claro, entender como os crimes digitais funcionam para uma engenharia reversa para chegar na fonte ou início do ataque.

Como é um trabalho alinhado a investigação, é importante também ter conhecimento em leis de dados, como a Lei Geral de Proteção de Dados aqui no Brasil, além de metodologias específicas da área de T.I, como a ISO 27000, 31000 ou NIST que são voltadas justamente para boas práticas e classificação de ameaças.

Forense Digital: a importância de um perito na solução de crimes digitais - Softwall

Não somente solucionar, mas ir até a raiz do problema

É possível tratar as consequências dos crimes, mas saber de sua origem, tratar todo o ambiente para que não ocorra novos episódios de ataques é de extrema importância para que toda a T.I não fique com sua segurança vulnerável, ainda mais por criminosos que já conhecem todo o a sua T.I, o que pode fazer um ataque ser muito mais fácil e assertivo da parte dos praticantes.

Por isso, uma análise forense feita por um perito digital é a melhor forma de ter visibilidade tanto da invasão quanto dos danos causados.

Não sofri ataques, a perícia ainda digital é importante para minha empresa?

O Perito Digital Forense pode ser muito útil para analisar e descobrir vulnerabilidades, trabalhando de forma preventiva no ambiente, em resumo, um perito pode:

– Analisar ambientes de rede e ativos de T.I
– Buscar falhas e brechas que podem ser exploradas em ataques
– Detectar invasões, suas evidências e origens
– Coletar provas de um crime que já aconteceu
– Compartilhar resultados com a equipe para sanar possíveis problemas

Forense Digital e …. Red Team?

Sim! A Forense Digital é uma das abordagens do Red Team da Softwall, nele temos a solução completa que engloba a análise do ambiente de T.I, descobertas de falhas e brechas, relatório e classificação de vulnerabilidades, testes e o tratamento de um ambiente mesmo que esteja sofrendo ataques, caso queira saber mais sobre nossa solução, clique no botão abaixo e nos envie uma mensagem que logo entraremos em contato :)

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: [email protected]

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: [email protected]om.br

“Sua segurança é o nosso objetivo”