Os Testes de Intrusão, Penetração ou Pentests podem auxiliar e muito na hora de investigação, correção de vulnerabilidades e melhorias de segurança para todo ambiente de tecnologia da informação. Mas você sabe como ele efetivamente ocorre, qual o real processo, etapas e benefícios dessa solução? Confere com a gente em nossa matéria ;)

Para melhorar a segurança digital e confiabilidade de todo o setor de tecnologia e da empresa como um todo, é de extrema importância que haja direcionamento e indicadores ou um plano para seguir, de maneira assertiva e com objetivos claros para que recursos e tempo sejam poupados.

Por isso, uma análise prévia do ambiente – assessment – é de extrema importância, bem como a classificação dos pontos encontrados além da verificação e exploração desses pontos críticos encontrados para que medidas de correção sejam tomadas, e é aí que o Pentest entra.

Pentest e Hacker Ético

Em um artigo que publicamos em nosso blog falamos do Hacker Ético e como ele é importante para analisar todo o ambiente de T.I – através de um assessment/cyber scan – e explorar as falhas encontradas através dos testes de intrusão – pentests – se quiser saber mais sobre o Hacker Ético, uma abordagem do Red Team, clique aqui.

O que não falamos no texto anterior foi todo o processo do Pentest, além de como as etapas seguem mesmo após a finalização dos testes de intrusão, mas segue com a gente que vamos explicar com detalhes esse processo.

Porque o Pentest é importante na segurança de T.I

Visibilidade, exploração e correção, é para isso que o Pentest serve. A documentação de erros e falhas encontradas em um ambiente pode ser extensa. Sem o direcionamento da análise de vulnerabilidades e a exploração dos pontos críticos encontrados através dessa análise, a correção pode ser muito onerosa além de haver desperdício de recursos.

Por isso um Pentest é de extrema importância para o ambiente de tecnologia da empresa, medindo a maturidade não somente através das ferramentas de segurança implementadas contra intrusão, vazamento e perda de dados, mas de todos os endpoints a servidores e aplicações que estão implantadas no ambiente.

Tipos de Pentest

White Box

O Pentester ou desenvolvedor recebe algumas informações do ambiente, ferramentas de armazenamento de dados, redes e até as aplicações de segurança. Além disso, pode ter conhecimento de toda a topologia da rede, IPs, senhas, níveis de usuários e logins. Por ser um teste amplo e com mais chances de encontrar falhas e brechas, é o mais requisitado entre as empresas, inclusive pelos clientes atendidos pela Softwall.

Black Box

Nessa modalidade, o Pentester ou desenvolvedor não recebe nenhum tipo de informação do ambiente ou ferramentas aplicadas, aqui, tudo é obtido “na raça”, é um modelo de teste de intrusão que se aproxima de uma situação real, mas pode deixar algumas ferramentas críticas fora da análise.

Fases do Pentest ou Teste de Intrusão

1 – Planejamento e Pré-acordo

Aqui as empresas, tanto a contratante quanto a contratada, fazem o acordo do que será testado, por quais meios, qual modalidade da análise e testes e quais serão os objetivos que deverão ser alcançados. Aqui também é feito o termo de confidencialidade, respaldando as empresas envolvidas.

2 – Reconhecimento e Assessment

Nessa etapa se obtém mais dados sobre o ambiente da empresa a ser analisada, bem como o assessment/scan completo do ambiente para saber o que está presente. Por exemplo os servidores, IPs, servidores, SOs, portas, aplicações de segurança e dados e tudo que compõe o ambiente físico e digital da empresa.

3 – Pentests/Testes de Intrusão

A partir dos pontos identificados e a classificação da criticidade de cada indicador, é possível então fazer um pentest mais direcionado e assertivo com o respaldo do assessment do ambiente – item 2. É possível explorar cada item de forma isolada, seja por um “exploit” conhecido na ferramenta ou até um “brute force”, dependendo do ativo ou aplicação que está sendo analisada ou explorada.

4 – Análise de Código e Aplicações

Aplicações, sejam elas de algum sistema de uso diário ou algum software de manipulação de dados e informações vitais de uma empresa, podem ser analisadas até mesmo em tempo real para verificar as possíveis falhas de segurança que podem conter nessas aplicações, sejam elas sistemas financeiros, e-commerces, aplicações de produtividade, colaboração ou qualquer outra usada na organização.

5 – Documentação e reporte

Após identificar e explorar falhas e brechas, classificar os pontos críticos, realizar os testes pertinentes, coletar evidências dessas falhas encontradas, a equipe deve gerar um relatório reportando os itens encontrados na rede da empresa e aplicações, apontando erros como má configuração, aplicações conflitantes, problemas com autenticação insegura, mesa e tela limpa, ambiente de rede, atualizações de sistemas e versões, falhas na rede e tudo que for crucial para a melhoria na segurança da rede através da documentação técnica final.

Correção e retestes

Depois de todo esse processo, ainda, como uma última fase pode ser estudado um reteste do ambiente ou aplicação que foram abordados no primeiro teste, assim, é possível verificar se a empresa que contratou a solução fez sua “lição de casa” ou se a equipe contratada também tomou as ações corretivas necessárias para que todas as brechas encontradas fossem fechadas – ou solucionadas.

Esse reteste geralmente é feito após um período acordado entre as empresas, que varia em torno de 2-6 meses, dependendo das falhas e brechas encontradas.

Pentest ou Testes de Intrusão: O que é e quais são as etapas? - Softwall

Red Team e Pentests

Apesar dos testes serem reais, dentro do ambiente real da empresa, eles não causam dano à organização, no entanto, ele é de extrema importância justamente pela intenção da equipe de pentest: eles não querem prejudicar o ambiente de T.I, roubar dados ou causar danos ou roubar dados, mas sim expor os pontos de melhorias justamente para prevenir crimes digitais e vazamento de dados.

Os Testes de Intrusão/Pentests fazem parte da estratégia de Red Team da Softwall, que utilizam de técnicas como o Hacker Ético, Pentest e Forense Digital. Conte com a gente para a melhoria da segurança do seu ambiente, nossa equipe trabalha com tecnologias de ponta e metodologias internacionais para levar a melhor análise e resultado para seu ambiente, bem como melhorias assertivas para tornar seu ambiente mais seguro. Sua segurança é sempre o nosso objetivo!

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

“Sua segurança é o nosso objetivo”