Se você faz parte de uma empresa média ou grande e trabalha com equipamentos importantes de softwares, a gestão dos mesmos deve ser uma prioridade para sua organização. Existem atualmente diversos pacotes de software de gestão de manutenção, mas são raros os que unem o fácil acesso e a eficiência.

Dentre os principais benefícios da Gestão de Equipamentos estão a análise de falhas de um software, a diminuição de tempo com manutenções, o histórico dos equipamentos e o processo de acompanhamento de tendências de equipamentos semelhantes.

Quando falamos em análise de falhas de um ambiente, muitas questões podem estar em torno de tais falhas, bem como o licenciamento dos softwares. Dentro da sua empresa, você saberia dizer se todos os seus softwares são licenciados? O licenciamento diz respeito a autorização para utilizá-lo, ou seja, pagá-los corretamente ao desenvolvedor para poder usufruir de suas utilidades. Quando falamos de empresas, geralmente o controle de licenciamento de softwares é feito usando como base o número de máquinas em que o sistema licenciado pode ser executado.

Se seus softwares não são corretamente licenciados, logo conclui-se que eles são piratas. De acordo com dados mais recentes, só no Brasil 84% dos softwares instalados são piratas (pesquisa do Business Software Alliance). A instalação correta de softwares é outra questão que também envolve o processo de análise em que a gestão de equipamentos e softwares se responsabiliza, afinal, um software pirata pode causar diversos riscos e prejuízos a sua empresa, tais como:

Problemas jurídicos

Todos os softwares estão protegidos por lei (Lei Nº 9.609), ou seja, todo desenvolvedor que comercializa seu software deve receber por isso perante à justiça. A pena para quem não cumpre esta lei, ou seja, para quem se utiliza de softwares piratas, vai de uma multa até detenção de seis meses a dois anos.

Não há equipe de suporte ou assistência

Quando trabalha-se com softwares originais os erros são raros, mas quando acontecem sempre se tem ao alcance uma equipe de assistência técnica que procura verificar o problema e tirar as dúvidas. Mas quando o software é pirata, não existe esta opção e não se tem a quem recorrer em casos de roubo de dados e perda de conteúdo. Aliás, a perda de arquivos também é um ponto bem comum de softwares piratas, pois o programa geralmente é instável e ocorrem falhas a todo momento.

Malwares e softwares falsos

Os malwares geralmente vem quando você dá acesso aos meios administrativos de seu computador – algo bem comum quando se baixa um software pirata. Boa parte dos prejuízos de empresas hoje são com ataques de malware. Já os softwares falsos se tratam de imitações de programas verdadeiros para roubar informações pessoais e que possam ser usadas com benefícios, como dados bancários.

Já o histórico dos equipamentos traz à tona justamente a questão de maior controle em relação a durabilidade e garantia dos equipamentos que sua empresa utiliza. Com o histórico dos equipamentos em mãos, é possível começar uma comparação dos gastos e dos orçamentos de determinado software, das possíveis manutenções que ele exigirá com o tempo e de quanto será desembolsado para isso e também pode-se presumir a partir disso uma redução de custos, uma vez que se saberá em que momentos o software exigirá uma manutenção, um reparo e até mesmo sobre sua vida útil.

Como a gestão de equipamentos e softwares pode ajudar seu ambiente de TI

Por fim, podemos notar que a importância da gestão de equipamentos e softwares pode evitar a sua empresa impasses com a fiscalização (licenciamento/pirataria de softwares) já que os ativos de TI previnem processos judiciais e multas de desenvolvedores. Além disso, a gestão de equipamentos e softwares consegue também captar quais itens usados são ineficazes ou não utilizados, os eliminando e assim descartando também gastos a mais e, com os equipamentos e softwares que restarem, a gestão fornece auxílio quanto ao monitoramento, a forma que deve ser processado, a administração de licenças, os investimentos que devem ser feitos em cima de tais softwares e equipamentos e também ajudam a encontrar todos os ativos da sua empresa.

Consulte-nos, para gerência e licenciamento eficiente, a Softwall irá te auxiliar sempre buscando a otimização de custos e tempo:

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

“Sua segurança é o nosso objetivo”