O pentest em aplicações web envolve uma série de etapas que visam descobrir o máximo de informações sobre um sistema analisado, bem como encontrar vulnerabilidades e falhas que podem existir e comprometer a segurança de dados sensíveis de sua empresa.

Em um mundo digital com informações críticas sempre online, a segurança das aplicações web se tornou uma pedra angular para empresas e usuários. A crescente sofisticação das ameaças cibernéticas exige a implementação de medidas proativas para garantir a integridade e confidencialidade dos dados.

Neste contexto, o pentest, conhecido também como teste de intrusão ou teste de penetração, surge como uma abordagem fundamental para identificar vulnerabilidades e reforçar as defesas das aplicações.

O pentest conta com um amplo universo de aplicações em web avançadas, e aqui na Softwall, buscamos sempre oferecer e apresentar as melhores práticas para apps e plataformas online disponíveis.

Quer conhecer mais detalhes sobre como funciona o procedimento de pentest e suas aplicações na web? Então, continue conosco neste artigo e tire todas as suas dúvidas sobre esse processo.

O que é Pentest e quais são os tipos?

O Pentest é uma avaliação de segurança cibernética que simula um ataque real às aplicações e sistemas, com o objetivo de identificar brechas e fraquezas que poderiam ser exploradas por invasores. Existem três principais categorias desta metodologia, o White Box, o Black Box e o Grey Box.

  • White Box: nesse tipo, os testadores têm total conhecimento sobre a infraestrutura, código-fonte e arquitetura da aplicação. Isso permite uma análise aprofundada, focando em identificar vulnerabilidades conhecidas e desconhecidas.
  • Black Box: por sua vez, nesta categoria, os profissionais têm conhecimento zero sobre a infraestrutura e sistemas da aplicação. Eles abordam o teste de maneira semelhante a um atacante real, identificando vulnerabilidades que poderiam ser exploradas externamente.
  • Grey Box: por fim, na caixa cinza, os testadores têm um conhecimento parcial sobre determinadas partes de um sistema, mas não como um todo. Isso combina as abordagens White e Black Box, permitindo uma análise mais realista e abrangente das vulnerabilidades.

Qual a importância do Pentest?

O pentest é uma parte muito essencial para manter a segurança do seu ambiente virtual de maneira estratégica. Ela é capaz de proporcionar uma avaliação completa das vulnerabilidades em aplicações e sistemas de uma empresa, além de poder mitigar completamente as falhas e erros existentes.

Ela se evidencia principalmente no que se diz respeito a segurança pró-ativa, onde o Pentest, ao invés de reagir após um ataque, permite a identificação antecipada de falhas de segurança, possibilitando sua correção antes que sejam exploradas por criminosos cibernéticos.

Além disso, o pentest é um parceiro ideal para entrar em conformidade com as legislações que tratam de dados, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) de número 13.709.

O que é a metodologia OWASP e como ela se encaixa no Pentest e Red Team?

A OWASP (Open Web Application Security Project) é uma comunidade global focada em melhorar a segurança de software. A organização elaborou o OWASP Top 10, uma lista das dez principais vulnerabilidades de segurança em aplicações web.

Essa lista inclui ameaças amplamente reconhecidas, como injeção de SQL, cross-site scripting (XSS), autenticação inadequada, entre outras. Cada uma dessas vulnerabilidades representa um vetor de ataque potencial que os invasores poderiam explorar para comprometer a segurança de uma aplicação.

Quais são as aplicações dos testes de intrusão em aplicações WEB, WEB API e Mobile?

Existem diversos tipos de aplicações que podem ser realizadas em um pentest, conforme as necessidades de cada cliente. Confira abaixo como elas funcionam em três categorias: WEB, WEB API e Mobile:

  • WEB: sabemos que aplicativos web são alvos muito comuns de ataques, principalmente com o aumento de transações feitas online. Por isso, os testes de penetração são essenciais, pois identificam vulnerabilidades no código, na lógica de negócios e nas interfaces de usuário, protegendo os dados dos usuários.
  • WEB APIs: as APIs são essenciais para a comunicação entre diferentes sistemas. Testes de intrusão garantem que essas interfaces estejam protegidas contra-ataques devido à exposição inadequada de endpoints e dados sensíveis.
  • Mobile: com a proliferação de aplicativos móveis, a segurança móvel tornou-se uma preocupação vital. O pentests em aplicações mobile buscam vulnerabilidades que podem ser exploradas por meio de dispositivos móveis, identificando falhas para melhorar a proteção à informações pessoais e sensíveis.

Casos em que o teste de penetração poderia ter evitado perdas

De fato, vários casos recentes de vazamentos de dados demonstram como a ausência de testes de penetração pode acabar resultando em consequência graves. Confira abaixo dois casos conhecidos:

  1. Facebook: no ano de 2018, o Facebook enfrentou um escândalo em que os dados pessoais de mais de 87 milhões de usuários foram obtidos ilegalmente pela empresa de consultoria política Cambridge Analytica. Isso foi possível devido a uma vulnerabilidade na plataforma que permitia a coleta indevida de dados de amigos de amigos. Embora não exatamente um Pentest, uma avaliação de segurança aprofundada poderia ter identificado essa brecha e evitado a exposição de dados tão sensíveis.
  2. Enel: em 2020, a distribuidora de energia Enel Brasil enfrentou um vazamento de dados que expôs informações sensíveis de milhares de clientes. Os dados vazados incluíam nome, endereço, número de CPF e informações sobre contas de energia. A vulnerabilidade foi encontrada em um portal de autenticação utilizado pela empresa. Um Pentest abrangente poderia ter revelado essa falha de segurança e permitido à Enel corrigi-la antes que as informações dos clientes fossem comprometidas.

Entre em contato com a Softwall!

Em um mundo cada vez mais digital, cada vez mais complexo e interconectado, realizar pentests em aplicações WEB, WEB APIs e Mobile é um movimento essencial para manter os ambientes virtuais de uma empresa cada vez mais seguros.

A prática consistente de testes de penetração não apenas protegem contra ameaças imediatas, mas também exibe comprometimento com a segurança, reforçando os sistemas de defesa contra futuros ataques.

Por isso, é importante contar com uma empresa que esteja preparada para prestar bons serviços focados em melhorar a segurança de dados e TI do seu empreendimento, e é aí que entra a Softwall!

Fundada em 2009 e contando com equipe extremamente qualificada, a Softwall oferece soluções personalizadas para garantir a proteção de suas aplicações web avançadas. Com uma abordagem ampla e preparada para as mais diversas necessidades, aqui podemos fortalecer suas defesas cibernéticas e garantindo a segurança de seus ativos digitais.

Entre em contato conosco para obter mais informações sobre como podemos proteger sua presença online e manter seus dados seguros. Sua segurança é nossa prioridade.

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br
“Sua segurança é o nosso objetivo”