Se com o NOC – leia mais sobre NOC e seus benefícios aqui – é possível monitorar todo o ambiente e seus recursos, como dissemos em nosso artigo anterior, o SOC – Security Operations Center – vem para planejar e respaldar toda a estratégia de segurança da T.I, monitorando, prevenindo e remediando brechas, falhas e possíveis ataques, tudo de maneira proativa.

O que é um SOC?

A função principal de um SOC é centralizar toda a operação de segurança do ambiente. Reúne não somente softwares, mas protocolos de segurança, equipamentos e profissionais para que todo esse ecossistema seja cada vez mais eficiente.

Como funciona e porque implementar um SOC?

Não somente uma estratégia de Firewall ou Antivírus de maneira pontual, o Security Operations Center, como o próprio nome já diz, é um Centro de Operações de Segurança que cuidará, de maneira contínua da segurança de todas as informações, até as mais confidenciais, da sua empresa.

A primeira etapa é avaliar o ambiente atual com um Assessment – que é a avaliação de todos os componentes presentes na sua estrutura, com essa ampla visibilidade, é possível definir quais softwares, servidores ou ferramentas precisam de mais atenção, com isso, já é possível ter uma ordem de prioridade de objetivos.

Nas etapa conseguinte, é necessário definir os profissionais que estarão envolvidos na solução desses problemas encontrados inicialmente, importante ressaltar a definição de pessoas que realmente possam atender com eficiência as ferramentas existentes ou a implementação de novas soluções para atender a critérios estabelecidos no planejamento da estratégia de SOC.

Tratamento e Visibilidade de ameaças com o Security Operations Center - Softwall

As vantagens de um Security Operations Center

Com visibilidade em tempo real do seu ambiente, conformidade com as principais Leis e regras, como a LGPD, você não precisa se preocupar com adequação ou perda de dados pois tudo estará previsto, com remediações, desde a concepção do SOC em seu ambiente, veja algumas das principais vantagens:

1. Visibilidade e centralização de dados

Com a visibilidade do Assessment e a premissa do Centro de Operações de Segurança, você consegue ter os dados centralizados de todo o ecossistema de proteção implementado ao seu ambiente.

Gerenciar firewall, antivírus, sistemas de proteção a perda de dados, protocolos e acessos pode ser uma complicação, principalmente quando as respostas a incidentes precisam ser rápidas, e o Security Operations Center vem para auxiliar nisso.

2. Detecção de falhas e brechas

Com o Assessment inicial, além da visibilidade de todas as ferramentas e softwares implementados no seu ambiente, você conseguirá saber quais precisam de mais atenção para resolver falhas e brechas detectadas, tendo desde o início um direcionamento para trabalhar com objetivos claros nas melhorias na sua T.I.

3. Resposta rápida a ataques

Monitoria ativa e proativa, com o Security Operations Center sua empresa terá recursos dedicados para a proteção de suas informações, como Firewall e Antivírus, além de proteções adicionais para servidores, contra perda de dados – DLP – e várias outras ferramentas que se adequem ao seu negócio e a sua necessidade, previamente desenhadas e planejadas.

Com isso, é possível obter uma rápida resposta a ataques, pois qualquer variação dentro do ambiente, por menor que seja, gerará um altera e notificação para que seja tomada alguma ação após análise, até mesmo de maneira proativa, com regras configuradas individualmente para cada solução.

4. Testes de penetração (Pentest) e Red Team

Os Pentests ou Testes de Penetração, exploram, após o Assessment inicial, as falhas encontradas no ambiente, sendo possível identificar até onde um atacante consegue adentrar na rede corporativa e obter informações, principalmente as confidenciais ou que são vitais para o funcionamento da empresa.

Esse trabalho pode ser realizado por profissionais especializados, que geralmente estão alocados em um Red Team, com uma estratégia de segurança mais ofensiva.

NOC, SOC, Blue Team e Red Team

Uma estratégia NOC/SOC combinadas permitem uma rápida resposta a incidentes, não somente de segurança, mas de todo o ambiente, sejam eles recursos dentro de um servidor, computadores que apresentam problemas de lentidão e infecção, smartphones consumindo mais do que o padrão configurado.

Todos os ataques começam com variações e um monitoramento em tempo real operado pelo NOC permite que haja informações para a estratégia de SOC agir de maneira eficiente, com respostas a essas variações e possíveis ataques.

O Blue Team é uma estratégia de equipe alinhada ao NOC, onde há a implementação de todas as ferramentas de monitoramento e remediação a ataques, já o Red Team trabalha justamente nos testes de invasão – Pentests – verificação das soluções de segurança para que seu ambiente esteja completamente protegido.

Como funciona o SOC da Softwall?

O SOC da Softwall possui todas os benefícios citados acima como a avaliação do ambiente para geração de um relatório que irá guiar todo o processo de implementação, além do monitoramento em tempo real e avaliação de ferramentas e uma proteção proativa, para que seu ambiente esteja sempre seguro, mesmo com tentativas de ataques.

Tem alguma dúvida ou quer saber mais? Contate nossa equipe nos pontos de contato logo abaixo totalmente sem compromisso 😊 e fique ligado em nosso blog para mais conteúdo acerca do mundo da T.I.

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: [email protected]l.com.br

E também em Balneário Cambouriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5095
E-mail: [email protected]

“Sua segurança é o nosso objetivo”