Backup em nuvem permite que a qualquer momento seus dados de cópia de segurança sejam acessados e oferece um dos melhores custos.

O que é o backup em nuvem

O backup em nuvem é hoje uma das opções mais econômicas e rápidas (em questão de recuperação de dados) de cópias de segurança disponíveis. Esse serviço copia e armazena os arquivos do servidor de sua empresa, por exemplo, em um servidor em outro local físico. A recuperação de dados com este modelo é possível por meio de um navegador da web ou pelo painel de controle do provedor de serviços.

A criptografia garante a segurança de quem escolhe o backup em nuvem, que como nos outros formatos que já citamos por aqui, também deixa disponível a escolha da periodicidade em que se deseja fazer a cópia de segurança. O serviço, portanto segue os seguinte passos: coleta seus dados, os comprime, criptografa e, por fim, os transfere para nuvem.

Vantagens do backup em nuvem

Armazenamento digital

Os backups começaram em disquetes, foram para fitas, DVD’s até que chegaram aos HDs externos. O backup em nuvem vem como o modelo mais recente de cópias de segurança, automatizada e digital.

Economia

A escolha do backup em nuvem elimina a necessidade de investir financeiramente em espaço físico, hardware, logística ou outros recursos que os backups mais antigos exigem, tornando assim uma escolha tão boa quanto, mas por um melhor custo x benefício.

Você paga pelo que usa

Pelo backup em nuvem é cobrado uma mensalidade que vai de acordo com o quanto de espaço você precisa. Se você usa 50MB, você pagará por esse espaço. Se for utilizar 1T, você pagará por 1T.

Melhor opção diante de um Disaster Recovery

Anteriormente já falamos do Disaster Recovery no blog. Se trata de tragédias que podem levar a perda de tudo que você tem como um roubo, perda de HD ou um incêndio. Neste caso o backup em nuvem recupera tudo mais rápido justamente por não manter nada em espaço físico e sim protegido no digital.

Acompanha a demanda

Se sua empresa é pequena e tem grandes chances de expandir, o backup em nuvem te acompanha. Esse serviço é capaz de seguir seu crescimento de maneira que você não precisa se preocupar com espaço físico ou equipamentos.

Disponível a qualquer momento

Você pode acessar as informações a qualquer momento e em qualquer lugar. Aqui ele se sobrepõe, por exemplo, a um servidor físico que a qualquer momento pode ser desligado e tornar impossível o backup.

Não lota a nuvem

É comum pensarmos que o backup em nuvem lota o espaço. Mas isso não acontece, pois os processadores funcionam em lugares diferentes e foram feitos pensando em suportar o fluxo de arquivos, garantindo a disponibilidade.

Diferença do backup em nuvem e armazenamento em nuvem

O armazenamento na nuvem pode ser facilmente confundido com o backup na nuvem. Mas há diferença entre ambos. O armazenamento possibilita que seus arquivos sejam inseridos na nuvem, como Google Drive ou Dropbox para que fiquem disponíveis em qualquer dispositivo com acesso à internet. Ele se propõe a somente guardar seus arquivos.

No armazenamento, se você excluir o arquivo de seu computador, ele não estará mais disponível e não poderá ser recuperado, pois ele só centraliza seus arquivos em um servidor online e não os copia. O papel de copiar os arquivos fica por conta do backup em nuvem, que mantém qualquer dado seguro de algum incidente com a máquina em que estão os arquivos originais.

Backup em nuvem: o que é, quais vantagens e como contratar

A SOFTWALL oferece esse entre outros diversos serviços de backup. Quer tirar alguma dúvida ou ficou interessado? Entre em contato conosco e vamos elaborar a melhor solução para você!

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

“Sua segurança é o nosso objetivo”