Inteligência Artificial, ChatGPT e Segurança da Informação estão completamente interligados, mas você sabe o porquê? Neste artigo, a Softwall vai buscar explicar para você quais as ligações entre as ferramentas e a importância de manter todas as informações totalmente seguras. Confira mais logo abaixo!

Basicamente, o ChatGPT foi criado pelo renomado laboratório de pesquisas estadunidenses, o Open AI, conhecido por conta dos seus estudos sobre inteligência artificial. No entanto, apesar de parecer uma boa ferramenta, esse mecanismo pode trazer problemas para a segurança da informação de modo geral.

Desde que o ChatGPT surgiu, em novembro de 2022, a ferramenta tornou-se uma grande tendência, sendo sempre citada por jornais e nas redes sociais por conta das suas peculiaridades que são consideradas incríveis. No entanto, essa inteligência também traz grandes riscos para a segurança da informação, pelo menos é o que dizem pesquisadores da CyberArk.

Segundo essa pesquisa, que iremos destrinchar mais a seguir, o ChatGPT é muito suscetível para a criação de malwares polimórficos, que ignoram diversos filtros para criar e utilizam de ferramentas avançadas para invadir seus sistemas de segurança da informação, além de dificultar – e muito – a mitigação desses problemas.

Se você deseja saber tudo sobre as falhas encontradas pela CyberArk em suas pesquisas nessa ferramenta de inteligência artificial, e quais as maneiras de proteger a segurança da informação da sua empresa, continue conosco.

Inteligência Artificial e ChatGPT: um breve resumo

O GPT, que é a sigla para Generative Pretrained Transformer, é um protótipo de inteligência artificial desenvolvida pela Open AI, lançado no mês de novembro de 2022, ainda no formato beta, sendo testado por milhões de pessoas em todo o mundo.

O grande diferencial dessa inteligência artificial em comparação com outras já testadas se deve ao seu uso na produção textual, sendo possível, inclusive, recompor músicas conhecidas mundialmente com a ferramenta. Além disso, se tornou bastante benéfica na otimização de processos operacionais burocráticos.

Porém, com o aumento do interesse por essa ferramenta, e os investimentos de grandes empresas multinacionais na inteligência artificial da Open AI, também surgiram grandes problemas para a segurança da informação, por conta das possibilidades de utilizar o ChatGPT para invadir sistemas de organizações, computadores pessoais, entre outros dispositivos.

Os impactos do ChatGPT na segurança da informação

O ChatGPT traz grandes impactos para os mais variados setores, sendo que os positivos estão completamente ligados com a revolução e automatização de processos burocráticos, porém, também podem ser muito utilizados por cibercriminosos – e a ferramenta já está sendo usada por eles.

Existem diversas maneiras das quais os criminosos cibernéticos se aproveitam das mais variadas ferramentas digitais que utilizamos em nosso dia a dia, e com a inteligência artificial desenvolvida pela Open AI, não seria diferente. Confira abaixo uma pequena lista com algumas das possibilidades.

  • Engenharia Social: usando os textos produzidos pelo ChatGPT, criminosos conseguem criar conteúdos que se pareçam com e-mails ou mensagens, de pessoas ou instituições confiáveis para obter dados e comprometer a segurança da informação de uma empresa.
  • Desenvolvimento de Malwares: como citado no início do texto, os criminosos podem criar softwares maliciosos, pois, é possível, através da ferramenta, gerar códigos em diversas linguagens de programação, apesar da própria inteligência artificial informar que a ação desrespeita a política de conteúdo do serviço.
  • Criação de Chats Maliciosos: com a geração de conteúdo automático do ChatGPT, a ferramenta pode ser utilizada para enganar as pessoas e realizar golpes muito persuasivos.

No entanto, vale ressaltar que os desenvolvedores do ChatGPT prometem que, nas novas atualizações da inteligência artificial, contaremos com novas políticas para aumentar a segurança da informação das empresas e usuários comuns, visando mitigar as possibilidades de crimes cometidos pelos cibercriminosos.

Como manter-se com uma boa segurança da informação?

Em resposta simples, o melhor caminho é a conscientização. Existem diversas maneiras de garantir que a segurança da informação da sua empresa vai ser, de fato, mantida completamente. Porém, para isso, devemos ressaltar que é necessário ficar atento para e-mails vindos de fontes desconhecidas.

E uma boa estratégia é seguir o machine learning, que nada mais é que uma disciplina que faz a utilização de algoritmos para dar aos computadores a capacidade de identificar padrões em dados massivos e fazer previsões, como em uma análise preditiva.

Apesar de ser um termo antigo, da década de 1950, ganhou muito mais relevância com os avanços tecnológicos que temos desde o início do século XXI. No machine learning, contamos com o auxílio da inteligência artificial para nos protegermos de possíveis problemas causados por cibercriminosos.

E aqui na Softwall, utilizamos a inteligência artificial criada e fornecida por uma grande parceira e líder do segmento de segurança da informação, a Trend Micro, empresa japonesa que atua no mercado de cibersegurança há 35 anos.

Machine Learning: a IA já presente em soluções de cibersegurança

Nos sistemas de defesa desenvolvidos pela Trend Micro, o machine learning é usado baseando-se em algoritmos (que seguem as regras matemáticas), para conseguir estabelecer mais informações durante uma análise feita. Você pode utilizar essa inteligência artificial para checar documentos e e-mails recebidos de remetentes aparentemente não confiáveis, por exemplo.

O machine learning é uma ferramenta ideal para bloquear spams e outros métodos que cibercriminosos possam utilizar para causar danos ao ambiente digital de uma empresa. E com a parceria entre Trend Micro e Softwall, você garante as melhores soluções para mitigar todas as vulnerabilidades e falhas existentes.

Além do machine learning, as empresas podem contar com as soluções Blue Team da Softwall, que conta com o objetivo de aprimorar a cibersegurança da sua empresa. A principal função do nosso time azul é fortalecer completamente as defesas e mitigar as vulnerabilidades e falhas da sua segurança da informação.

Entre os grandes objetivos do Blue Team da Softwall, um dos principais é a criação de um excelente relatório para auxiliar todos os nossos clientes e encontrar uma boa maneira de mitigar todas as falhas e proteger os sistemas de defesa das empresas que contratam nossos serviços das vulnerabilidades encontradas.

Conheça todas as soluções da Softwall, entre em contato!

Agora que você conhece mais sobre como utilizar uma inteligência artificial de uma maneira mais segura, além dos riscos trazidos pelo ChatGPT para a segurança da informação da sua empresa, o que você acha de conhecer mais de perto todas as soluções que a Softwall oferece?

Contando com a consultoria focada em segurança ofensiva fornecida pelo nosso Red Team, e a já citada segurança defensiva do excelente Blue Team, podemos auxiliar a sua empresa a se adequar aos padrões da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), de número 13.709 do governo federal, assim como fazemos excelentes pentests que identificam todos os erros e vulnerabilidades dos ambientes digitais analisados.

Deseja saber mais sobre todas as soluções desenvolvidas pela Softwall? Então, entre em contato conosco pelos nossos canais de comunicação e tire todas as suas dúvidas sobre os serviços da nossa empresa. Estamos aguardando uma mensagem sua.

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br
“Sua segurança é o nosso objetivo”