Atualmente a maioria dos negócios estão conectados à internet ou tem ferramentas tecnológicas que dão suporte a empresa. Por isso o monitoramento de redes de TI é tão fundamental para essa nova era que vivemos, pois ele disponibiliza segurança e um bom desempenho de toda rede corporativa.

Seja seu negócio dependente de apenas um computador ou de uma rede de computadores para manter suas operações, adotar a prática de monitoramento tem o potencial de o alavancar e ajudar em seu crescimento. Entenda como neste artigo.

O que é monitoramento de redes

O monitoramento de redes mede em tempo real, durante 24h por dia, as redes dos dispositivos, verificando se há algum dano na performance dos computadores. Ele trabalha por meio de ferramentas de software e hardware que rastreiam todas as operações e depois fornecem as atualizações de status do que foi investigado.

No rastreamento entram o tráfego, o período completo de atividade da rede monitorada e dispositivos que entram em contato, tornando rápida a identificação de qualquer falha nas máquinas ou na conexão, alertando o administrador da rede com um relatório completo.

Como o monitoramento de redes acontece na prática

O rastreamento é a base do trabalho de monitoramento de rede. Ele é o responsável por acompanhar o sistema da empresa e alertar se algo está errado. Na prática, esse alerta coleta os dados identificados e os transforma em gráficos de fácil leitura para o administrador responsável.

Todo trabalho é feito por ferramentas específicas de software e hardware, que trabalham como foco somente no monitoramento. O mercado de TI está repleto dessas ferramentas que fazem esse acompanhamento e entregam seus resultados. Abaixo listamos algumas características que uma boa ferramenta de monitoramento de redes deve ter.

Como escolher a melhor ferramenta de monitoramento de redes?

Algumas funções são essenciais para uma boa ferramenta de monitoramento de redes, sendo elas:

Alta capacidade de mensuração

A ferramenta deve ser apta a mensurar toda a disponibilidade das redes dos dispositivos para que trabalha.

Fornecimento de relatórios eficientes

Os dados apresentados nos relatórios da ferramenta são fundamentais para localizar e entender os danos nas redes. Eles também têm o poder de identificar pontos de melhoria ao apresentar os resultados. Logo, a ferramenta precisa ter um fornecimento de relatórios eficiente.

Verificação do SLA e do SLM

Uma ferramenta que cumpra o SLA e o SLM e permita a análise dos mesmos ajuda a prevenir futuros prejuízos e a demora nos sistemas.

Visualização da performance

Uma boa ferramenta de monitoramento de redes contribui para uma melhor visualização dos indicadores de performance e permite que os problemas sejam eliminados.

Boas ferramentas de monitoramento de rede

Atualmente o Zabbix é uma das ferramentas do mercado que melhor preenche todas as características citadas acima. Ele garante o bom desempenho e o monitoramento em tempo real do seu negócio, permitindo que o acompanhamento do controle seja visualizado em listas, gráficos, mapas e outras maneiras.

Sua performance para coleta de dados é grande e adaptável a negócios de pequeno, médio e grande porte, o tornando ideal para extração de dados que auxiliem na tomada de decisões de fluxos de trabalho.

A Nagios é outra ferramenta que cumpre bem seu papel de monitoramento, com um código aberto que permite a modificação, estudo e distribuição de seus sistemas para qualquer pessoa. Ela também monitora serviços e hosts, além de emitir alertas quando encontra falhas e quando as corrige.

Assim como a Nagios, a Checkmk é uma ferramenta de código aberto, capaz de monitorar aplicativos, servidores e rede gratuita. Seu monitoramento suporta logs e eventos, cria gráficos e relatórios em séries temporais e análise de log de dados. Além disso, seus plug-ins coletam dados de diversos tipos de hardware e software, suportando o monitoramento baseado em agente como sem agente, com protocolos SNMP e HTTP ou APIs.

Vantagens do monitoramento de rede em seu negócio

Você já sabe o que é o monitoramento de redes, como ele funciona na prática e quais as características de uma boa ferramenta que o executa. Até então já é possível notar sua importância e benefícios para o dia a dia empresarial. Conheça outras vantagens além das citadas:

Reduz custos

A redução de custos com o monitoramento de redes vem primeiro com o corte de gastos desnecessários com a alocação de recursos. Depois, com a possibilidade de verificar como os dispositivos estão sendo usados e quando é necessário um espaço a mais no disco para aumentar a capacidade e rapidez. Há também a vantagem de melhor cuidado de seus dispositivos, evitando gastos com ajustes ou novas compras.

Intensifica da vida útil de equipamentos

Quando bem monitorados, com danos sendo evitados ou solucionados imediatamente e com seus dispositivos identificados com sua capacidade de uso máximo, os equipamentos têm suas vidas úteis intensificadas, novamente evitando gastos com ajustes e novas compras.

Corrige danos rapidamente

A facilidade na identificação de danos torna o processo de correção mais rápido, pois fica mais simples saber qual o problema e a origem da falha, fazendo com que a rotina de trabalho não seja interrompida por horas até descobrir o que houve de errado.

Desperta o olhar para oportunidades

É possível identificar quais os padrões das falhas que geralmente ocorrem nos dispositivos monitorados e pensar além, traçando estratégias que possam melhorar esse problema, levando inovação para dentro de seu negócio.

Coleta dados de uso

Ter dados sobre seu negócio e em qual ritmo os processos têm caminhado é fundamental para o planejamento. Esses números ajudam na tomada de decisões, permitindo que se veja tudo por uma ótica mais realista e menos voltada a teorias com base em opiniões.

Está pensando em adotar uma ferramenta de monitoramento de rede em sua empresa? A Softwall pode te ajudar com as melhores práticas, estratégias e ferramentas para seu negócio, especialmente na área de TI.

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

“Sua segurança é o nosso objetivo”

Monitoramento de redes de TI: escolha a ferramenta mais adequada para seu negócio - Softwall