Visibilidade de dispositivos, usuários e conexões para maior controle e segurança de redes locais ou descentralizadas com o Network Access Control – NAC – permitindo mais segurança com gestão de acesso.

Com a maior superfície de dispositivos de acesso à rede, sejam smartphones e até computadores pessoais ligados a rede corporativa, é necessário que haja uma visibilidade e maior controle a dispositivos e recursos que eles acessam, principalmente dentro de uma empresa em que dados críticos e sensíveis não podem ser acessados por qualquer um.

Com o BYOD (traga seu próprio dispositivo, em tradução) e até no home office onde há o acesso a rede empresarial através de um roteador doméstico. Todo esse ecossistema precisa ser monitorado e garantir que os dispositivos que acessam a rede corporativa sigam os padrões e políticas implementados pela organização. Mas como fazer isso de forma simples e automatizada?

NAC – Network Access Control – O que é?

A solução de gerenciamento NAC – Network Access Control da Softwall permite detectar perfis de dispositivos que não façam parte da corporação e mantê-los fora da rede, em uma conexão separada, restringindo recursos e acessos a grupos que são configurados na implantação do NAC na sua rede, mantendo assim a consistência da segurança e confiabilidade da sua empresa.

A implantação segue padrões internacionais e conceitos-chave desenvolvidos pela CISCO e Microsoft, e, além de restringir acessos, também é possível bloquear conteúdos que não tenham ligação direta com o trabalho da empresa.

Principais benefícios do NAC

Dentre inúmeros benefícios que a rede corporativa e a empresa podem ter com a implantação do NAC, os três principais pilares são:

  • Visibilidade de rede, dispositivos e usuários conectados quando ingressam na rede.
  • Controle de rede para limitar acessos a recursos.
  • Resposta automatizada para acelerar o tempo de resposta a eventos de dias para segundos.

E quais são as funcionalidades do NAC?

  • Agentless: o melhor método de implantação: é possível identificar dispositivos descentralizados à medida que eles se conectam à rede.
  • Vários métodos de identificação: utilize diversas análises para determinar a identidade e classificação dos dispositivos.
  • Integração simplificada: automatize o processo para um grande número de endpoints, usuários e convidados.
  • Microssegmentação: não restrinja todo o acesso de um dispositivo, mas os recursos cruciais de não acesso.
  • Integração descomplicada: configure vários dispositivos da rede, sem problemas de incompatibilidade.
  • Escalabilidade: Em uma rede com 100 ou 100.000 dispositivos, o NAC se mantém eficiente mesmo com um grande número de endpoints.

É importante ter um NAC implementado à rede?

O NAC é uma ferramenta necessária para complementar a segurança de sua rede. Seja em redes locais ou descentralizadas, com o aumento do números e tipos de dispositivos de acesso, os riscos de segurança também aumentaram, além do aumento do número exponencial de ataques, chegando aos 1,8 bilhões aqui no Brasil.

Por isso é de extrema importância contar com uma ferramenta que proteja sua rede corporativa e o Network Access Control é uma ótima opção para fazer parte do seu ecossistema de segurança, não somente por toda a sua análise e prevenção a ataques e roubo de dados, mas também pela visibilidade do ambiente de TI.

FortiNAC e Softwall

Pensando sempre em oferecer a melhor segurança para nossos clientes, a Softwall trabalha com o FortiNAC, o Network Access Control da Fortinet, que possui todos os recursos citados nesse artigo, mas com modelos de implementação dimensionados para sua empresa, assim, sua organização tem uma solução bem-posicionada e com ótimas avaliações no Gartner.

Você possui visibilidade de todos os dispositivos conectados à sua rede? Consegue extrair relatórios em possíveis casos de ataques para mitigar incidentes? Se a resposta for não, sua empresa corre graves riscos de segurança. Contate a Softwall, assim, poderemos melhorar cada vez mais a segurança da informação da sua empresa!

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: [email protected]

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: [email protected]

“Sua segurança é o nosso objetivo”

NAC - Controle de acesso à rede: visibilidade de usuários e dispositivos - Softwall