O Network Operations Center e o Blue Team estão completamente interligados. O NOC é uma solução oferecida pela equipe azul, sendo responsável pelo gerenciamento e monitoramento da infraestrutura de TI.

A relação entre o NOC e o Blue Team é de interdependência. O monitoramento constante da rede e dos sistemas pelo NOC é fundamental para a detecção precoce de vulnerabilidades e ataques, permitindo que a equipe de segurança possa agir rapidamente para proteger os sistemas.

Por outro lado, as ações preventivas e de defesa realizadas pelo Blue Team contribuem para a manutenção da estabilidade da infraestrutura feita pelo NOC. A troca constante de informações também é fundamental para garantir a efetividade das ações realizadas.

Ao utilizar o NOC juntamente com o Blue Team, sua empresa garante diversos benefícios. O principal deles é conseguir gerenciar as aplicações, serviços e soluções digitais precisam de uma ampla visibilidade, e dessa forma, mitigar completamente os riscos, diminuir as chances de falhas e entender as vulnerabilidades do sistema.

Como falamos nesse artigo de setembro de 2020, existem muitas vantagens em contar com o NOC. Entre eles, o monitoramento proativo das redes, um melhor planejamento quanto ao que fazer com as defesas da sua empresa e uma resposta aos problemas mais rápido, são os principais benefícios.

Quer saber mais sobre a ligação entre NOC e Blue Team e como identificar ameaças de maneira mais rápida e efetiva no dia a dia da sua empresa? Então continue conosco neste artigo.

Blue Team e Network Operations Center: como se relacionam?

O Blue Team traz consigo as principais soluções defensivas para o ambiente digital de uma empresa. Nossos colaboradores iniciam seus trabalhos a partir de todo o conhecimento do sistema da organização contratante.

A partir desse momento, seguimos nossa atuação com base em técnicas que visam detectar problemas, proteger o ambiente digital da empresa, corrigir, se recuperar e evoluir os mecanismos de defesa da melhor maneira possível. Para isso, o Blue Team utiliza as seguintes técnicas:

O NOC, por exemplo, é utilizado para efetuar o monitoramento ativo das redes, como hardwares, softwares, recursos de rede e links, servidores e até papéis impressos com informações relevantes e críticas para o seu negócio.

É essencial contar com a equipe de Blue Team para implementar medidas de segurança preventivas e defensivas para proteger a infraestrutura gerenciada pelo NOC contra ameaças externas e internas que possam atingir sua empresa das mais variadas formas.

Além disso, a implementação do Blue Team em conjunto com o NOC aumenta a eficácia da segurança cibernética e garante uma gestão mais completa da infraestrutura de TI de uma organização.

Isso se deve ao fato de que o Blue Team é responsável pela proteção da organização contra ameaças cibernéticas, incluindo a detecção e prevenção de ataques e a implementação de medidas de segurança para garantir a integridade dos dados e dos sistemas.

Como o Blue Team utiliza o NOC para identificar ameaças?

Existem diversas maneiras pelas quais o Blue Team pode utilizar o Network Operations Center. Como o NOC fornece uma visão geral da infraestrutura de TI da organização, ele permite que a equipe de segurança identifique possíveis vulnerabilidades e pontos de entrada para ameaças cibernéticas externas.

Além disso, o Blue Team é capaz de utilizar todas as informações coletadas pelo NOC para identificar também ameaças internas. Dessa forma, é possível integrar as duas metodologias de uma maneira inteligente, fazendo uma boa análise de segurança, permitindo a identificação de padrões e tendências de atividades maliciosas ao longo do tempo.

Como o Network Operations Center funciona na prática?

O centro de monitoramento e gerenciamento de operações da infraestrutura de TI, conhecido também como NOC, funciona fornecendo informações em tempo real sobre a integridade e a disponibilidade dos sistemas e da rede.

Dessa forma, ele é o responsável por coletar informações de dispositivos e aplicativos, monitorando a conectividade, o tráfego, a utilização de recursos e outros indicadores de desempenho.

Essas informações são utilizadas em tempo real com o objetivo de identificar todos os problemas existentes em seu sistema, descobrindo assim como essas anomalias podem atrapalhar o desempenho da infraestrutura de TI da sua empresa.

O Blue Team utiliza as informações coletadas pelo NOC para detectar e responder ameaças cibernéticas. Com isso, o NOC pode ser configurado para emitir informações em tempo real, funcionando como um tipo de alerta para a equipe de segurança quando ocorrem atividades suspeitas na rede ou em sistemas específicos.

Com isso, o Blue Team consegue, a partir do Network Operations Center, implementar mecanismos de defesas preventivas que protegem completamente a infraestrutura digital da sua empresa. Além disso, cedemos relatórios personalizados que trazem a possibilidade de definir prioridades para o tratamento dentro da TI.

Em resumo, o NOC é uma ferramenta fundamental para o Blue Team, fornecendo informações críticas para a detecção, prevenção e resposta a ameaças cibernéticas, além de permitir o gerenciamento eficiente da infraestrutura de TI da organização.

Deseja saber mais sobre o NOC? Entre em contato!

Se você está buscando implementar um NOC para melhorar o gerenciamento da infraestrutura de TI e fortalecer a segurança cibernética, a Softwall pode ajudar.

Contando com mais de 14 anos de experiência na área de monitoramento de redes e gerenciamento de TI, nossa equipe está pronta para oferecer soluções personalizadas que atendam às suas necessidades e garantem a satisfação máxima para a sua empresa.

Aqui, contamos com profissionais extremamente capacitados e preparados para oferecer os principais serviços de consultoria para melhorar a segurança da informação do seu ambiente de TI. Seja com o Blue Team ou com o Red Team, a Softwall é a sua melhor escolha.

Então, conte com a Softwall, e faça a implementação de um NOC eficiente é fundamental para garantir a segurança cibernética e o desempenho da infraestrutura de TI da sua empresa, agregando muito valor ao seu ambiente digital.

Entre em contato com a Softwall para saber mais sobre como podemos ajudar a sua empresa a implementar um NOC eficiente e seguro, fortalecendo a segurança cibernética e garantindo o melhor desempenho da infraestrutura de TI.

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br
“Sua segurança é o nosso objetivo”