Sabemos que toda empresa necessita de uma boa estratégia complementar para manter uma boa segurança de TI. Por conta disso, existem metodologias, como o NOC e o SOC. Ambas são essenciais para quem deseja manter uma boa infraestrutura digital, e a Softwall te oferece as melhores opções.

O Network Operations Center (NOC) e o Security Operations Center (SOC) são dois termos relacionados, mas que possuem objetivos e funções diferentes na gestão de segurança de TI de uma rede de computadores de uma determinada empresa.

Isso se deve pelo fato de que o NOC é o responsável por efetuar o monitoramento e manutenção de toda a infraestrutura de rede. Além disso, ele também busca garantir que todos os hardwares e sistemas de rede estejam operando corretamente, além de auxiliar a tomar as medidas necessárias para resolver todos os problemas que possam aparecer.

Por sua vez, o SOC é o responsável pela segurança da rede, monitorando e respondendo a ameaças de segurança, incluindo ataques cibernéticos, fraudes e violações de dados. Ele é capaz de monitorar todo o ambiente digital em tempo real, aplicando medidas que podem tornar o ambiente digital mais seguro.

Utilizando essas estratégias complementares, que contam com funções estritamente diferentes, o Blue Team da Softwall consegue garantir uma maior estabilidade e maior segurança de TI para as empresas que utilizam as metodologias e soluções.

Quer saber mais sobre como o NOC e o SOC podem se complementar para garantir uma melhor segurança de TI para a sua empresa? Então continue neste artigo da Softwall e saiba como o Blue Team utiliza as duas metodologias.

Como o NOC e o SOC podem ajudar a sua segurança de TI?

O NOC (Network Operations Center) e o SOC (Security Operations Center) são estratégias complementares do Blue Team que podem ser usadas para melhorar a segurança do TI.

Isso se deve ao fato de que o Blue Team é o grupo responsável por analisar as defesas e a segurança do TI como um todo. E pensando nisso, o NOC e o SOC se tornam essenciais para garantir que o funcionamento das estratégias do time azul sejam completamente funcionais.

Para integrar as duas metodologias em uma única estratégia de segurança cibernética, é importante que essas duas equipes trabalhem juntas e compartilhem dados. O NOC pode fornecer informações valiosas sobre a infraestrutura de rede e quaisquer anomalias ou atividades suspeitas que possam indicar uma violação de segurança.

Então, essas informações podem ser usadas pelo SOC para monitorar e detectar ameaças de segurança, bem como para desenvolver políticas de segurança que se tornem mais eficazes.

Da mesma forma, o SOC pode fornecer informações importantes para o NOC sobre ameaças de segurança, vulnerabilidades e brechas que possam afetar a infraestrutura de rede.

Dessa forma, podemos afirmar que as duas ferramentas são extremamente complementares uma para a outra. Com isso, ao integrar as duas metodologias, é possível garantir a disponibilidade e a segurança de TI de uma empresa, trazendo mais confiabilidade e eficiência para empresas que contam com essas soluções do Blue Team da Softwall.

Blue Team: o melhor para a sua segurança de TI

O Blue Team é fundamental para garantir que o NOC e SOC sejam eficientes na defesa e segurança das redes e sistemas de uma organização. O time é responsável por desenvolver e implementar políticas e procedimentos de segurança de TI, além de monitorar continuamente a infraestrutura de rede em busca de possíveis ameaças.v

Para garantir que o NOC e o SOC sejam eficientes, o Blue Team pode atuar de várias formas. Primeiramente, nossos colaboradores desenvolvem políticas e procedimentos de segurança eficazes, seguindo as diretrizes do Network Operations Center e do Security Operations Center.

Essas políticas devem incluir medidas de segurança em várias camadas, como firewalls, antivírus, detecção de ameaças e monitoramento de redes. Além disso, o Blue Team promove a colaboração entre as equipes do NOC e do SOC, para poderem trabalhar juntas de forma mais eficaz.

NOC e SOC são úteis para sua empresa se adequar ao LGPD?

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), de número 13.709 e homologada em agosto de 2018, é a legislação que visa manter as empresas bem preparadas para garantir a segurança das informações armazenadas em seu banco de dados.

E com o NOC e o SOC, o Blue Team da Softwall garante as principais soluções disponíveis para que a sua empresa possa se adequar da melhor maneira possível às normas da LGPD.

O NOC e o SOC podem ajudar o Blue Team a implementar medidas de segurança eficazes, como o monitoramento constante da rede e dos sistemas, a detecção e resposta rápida a incidentes de segurança, a implementação de criptografia para proteger dados confidenciais e a criação de políticas de segurança para garantir que todos os colaboradores sigam as medidas de segurança estabelecidas.

Com isso, o NOC e SOC são essenciais para garantir que as empresas se adequem à LGPD e protejam adequadamente os dados pessoais de seus clientes e colaboradores, mantendo assim uma melhor segurança de TI para a sua organização.

A Softwall te oferece as melhores soluções para a segurança de TI da sua empresa!

Ao contratar os serviços da Softwall, sua empresa pode se beneficiar de várias formas. Aqui, oferecemos soluções customizadas conforme as necessidades de cada cliente, garantindo que a segurança de TI esteja alinhada com as normas do LGPD.

Com os serviços prestados pela Softwall, sua empresa demonstra para todos os clientes que se importa com a segurança dos dados que eles disponibilizam. Dessa forma, você pode trazer maior confiabilidade para a sua marca.

Dessa forma, ao contar com a Softwall, sua empresa pode se sentir segura e protegida contra ameaças cibernéticas, podendo focar em suas atividades principais sem se preocupar com possíveis incidentes de segurança.

Além disso, a Softwall é uma empresa comprometida com a evolução constante de suas soluções. Por conta disso, investimos cada vez mais em tecnologias de ponta e treinamento para os nossos colaboradores, oferecendo sempre o que há de mais avançado em segurança da informação aos nossos clientes.

Não deixe a segurança da informação de sua empresa nas mãos de amadores! Entre em contato com a Softwall para garantir a proteção de seus dados e que sua infraestrutura digital esteja cada vez mais segura.

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br
“Sua segurança é o nosso objetivo”