Com o avanço exponencial das transformações tecnológicas, o mundo encontra-se constantemente conectado. Diversas operações cotidianas estão ligadas, de forma imprescindível, ao uso da internet e, consequentemente, a demanda por ferramentas tecnológicas capazes de oferecer suporte e alto desempenho às gestões empresariais, aumenta a cada dia.

Garantir a segurança e a devida assistência a uma rede corporativa, configura-se atualmente como tarefa de extrema importância, uma vez que oferecer relatórios ágeis para incidentes pontuais ou premeditados, colabora diretamente com a eficiência e performance de toda a rede de computadores.

O monitoramento de redes tem o potencial necessário para lidar com todas as demandas capazes de oferecer segurança ao sistema gerenciado, analisando, em tempo real, a execução de todas as operações de uma rede corporativa.

O mercado atual possui diversas soluções disponíveis para a realização deste monitoramento. Pensando nisso, o artigo de hoje objetiva apresentar a diferenciação entre duas dessas soluções: o Monitoramento de Redes e o NOC.

Monitoramento de redes: o que é?

Considerado como um processo substancial para a área de Tecnologia da Informação (TI), o monitoramento de redes caracteriza-se como um conceito capaz de monitorar, através de ferramentas de softwares e hardwares, todas as aplicações e serviços de uma rede de computadores.

Dentro do cotidiano empresarial, o monitoramento de redes torna-se essencial, pois garante que o sistema tenha acompanhamento 24 horas por dia, em tempo real, capaz de avaliar constantemente o funcionamento de toda a rede e oferecer relatórios completos e imediatos acerca de quaisquer falhas encontradas – ou que possam ocorrer – nas máquinas e na conexão.

Quais são as vantagens de um monitoramento de redes?

Dentre as vantagens oferecidas pelo monitoramento de redes, podemos citar:

  1. Aumento da performance dos sistemas: um bom processo de monitoramento, permite que o administrador possa controlar constantemente todas as atividades do sistema, assegurando a qualidade e performance da rotina de trabalho.
  2. Aumento da previsibilidade: o monitoramento de redes garante uma postura preventiva e proativa, capaz de evitar que determinados problemas aconteçam.
  3. Otimização na correção de problemas: o monitoramento de redes facilita a correção de falhas, pois as ferramentas do processo não somente apontam as falhas existentes, mas também qual dispositivo pode ser responsável pela problemática.

A partir dessa seção é possível compreender como o monitoramento de redes garante diversas vantagens imprescindíveis para o gerenciamento de uma rede empresarial.

Mas seria esta a solução mais promissora do mercado?

Conheça o NOC (Network Operations Center)

Considerado como a evolução dos processos de monitoramento simplórios, o NOC (Network Operations Center ou Centro de Operações de Rede), configura-se como uma estrutura de profissionais e recursos que garantem um monitoramento e gerenciamento ativo às empresas, possibilitando a detecção e prevenção proativa de falhas e ataques.

Esta solução permite o diagnóstico de quaisquer problemas sistêmicos, além de apresentar soluções extremamente ágeis, garantindo a eficiência contínua da rede, pois responsabiliza-se pela supervisão de equipamentos e infraestrutura, bem como firewalls e bancos de dados, oferecendo ao cliente uma experiência positiva.

O NOC objetiva manter preservar a disponibilidade e desempenho essenciais da rede, servindo como primeira linha de defesa contra quaisquer anomalias que ameacem comprometer a integridade da rede.

Quais são as vantagens do NOC?

O NOC apresenta-se ao mercado como solução do futuro, pois foge ao convencional. Seus benefícios excedem as expectativas, já que são capazes de fornecer muito mais do que uma simples solução de monitoramento de rede.

Dentre as vantagens do Network Operations Center, podemos citar:

  • Centralização de informações e eventos de rede
  • Relatórios de utilização de recursos
  • Monitoramento inteligente com correlação de eventos
  • Intermediação de conflitos
  • Respostas a incidentes de forma preditiva e proativa
  • Levantamento de ativos e nível de criticidade
  • Possibilidade de definir quais equipamentos serão gerenciados
  • Possibilidade de definir quais equipamentos serão monitorados
  • Capacidade de executar tarefas diárias na rede (backups e rotina de banco de dados

Em conclusão, o NOC caracteriza-se como solução ideal para o monitoramento de redes, pois seu sistema operacional inteligente e inovador fornece diversas vantagens ao processo de gerenciamento, garantindo desempenho, segurança e alta performance à rede empresarial.

Conheça o NOC da Softwall e garanta a melhor solução em monitoramento de redes para sua empresa!

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: [email protected]

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: [email protected]

“Sua segurança é o nosso objetivo”

Monitoramento de redes e NOC: entenda a diferença entre as duas soluções - Softwall