Com ameaças, eventos e ataques que miram o roubo e vazamento de dados em crescimento, soluções em nuvem que manipulam dados sensíveis e cruciais para a continuidade de negócio, uma proteção que atenda toda essa gama de soluções e dispositivos se faz necessária. Conheça o XDR, um conceito que abrange toda essa estratégia.

A segurança de dados é importante para todas as empresas, isso não é segredo para ninguém, porém, o que torna o processo oneroso e muitas vezes confuso, é a necessidade de soluções que se conectam aos dispositivos de acesso (endpoints) e às soluções implementadas por diversos setores para manter todas as informações seguras.

Sejam aplicações desktops, para smartphones ou em nuvem, qualquer uma podem ser alvos de hackers e trazer enormes prejuízos e, por termos diversas formas de acesso, descentralizadas, em qualquer lugar do mundo, é importante que a segurança da informação acompanhe isso, por isso, a área de TI se transforma a cada dia trazendo inovação para proteger ainda mais todos os ativos da empresa – inclusive o mais valioso: os dados.

O que é o XDR?

O XDR vem da tradução do inglês “Extended Detection and Response”, é uma evolução do EDR, que conecta e coleta automaticamente informações e eventos de segurança, além disso, correlaciona dados em diversas camadas de segurança. Isso faz com que a detecção seja mais eficiente, as análises mais rápidas com dados ricos e a resposta seja mais assertiva, pois toda a estratégia é baseada em inteligência da segurança da informação.

XDR e EDR: a diferença entre cada solução

O XDR é uma evolução do EDR (Endpoint Protection and Response). O EDR é focado, como o próprio nome já diz, no Endpoint, fornecendo a visibilidade e segurança para um dispositivo específico.

Já o XDR, tem uma visão mais ampla e estratégica na segurança dos endpoints, mas não com um olhar para um único endpoint, mas sim, para a toda a malha de recursos de TI da empresa, como servidores e recursos em cloud, e-mail, dispositivos de acesso remoto, entre outros.

Vantagens em implantar um XDR

Como dissemos no item acima, o XDR oferece uma ampla visão da segurança de todo seu ambiente de TI, detectando eventos de segurança, de maneira estendida a todas as soluções, recursos e dispositivos da sua TI.

E por que isso é importante? Os ataques podem vir de áreas que não se tem visibilidade, comprometendo os dados vitais para o funcionamento do seu negócio. Além disso, o monitoramento precisa ser contínuo, logs precisam ser tratados e correlacionados para fazerem sentido, afinal, dados não são informações se analisados separadamente.

Por isso é importante ter soluções que agreguem e centralizem dados, com análise de eventos e comportamento de dispositivos, assim, as respostas se tornam cada vez mais rápidas, efetivas e seu ambiente de TI cada vez mais seguro, além de sua empresa se tornar mais confiável e blindada de casos de vazamento de dados.

Alguns tópicos das vantagens de implantar um XDR:

  1. Capacidade estendida de detectar ataques
  2. Tempo de resposta a incidentes reduzidos
  3. Otimização de recursos de rede e TI
  4. Mais velocidade na contenção a ataques
  5. Reposta mais ágil para eventos de TI

O XDR alinhada a estratégia de SOC e desafios

Aqui em nosso blog já falamos sobre o funcionamento do SOC e o workflow e estratégia de trabalho do Security Operations Center. Uma das prioridades e utilidades do SOC é a detecção rápida e correlação de eventos de segurança, por isso o XDR é uma ferramenta aliada a essa estratégia, como mostrado no gráfico abaixo:

XDR - Conceito - Trend Micro - Softwall

Fonte: Trend Micro

Por isso, a visualização e integração promovido pelo XDR se torna cada vez mais necessária para empresas que se preocupam com a proteção de seus dados e ambiente de TI!

Como funciona o XDR da Softwall?

A partir de uma análise do ambiente de TI, podemos definir a maturidade da segurança de dados, além da necessidade de proteção e ferramentas a serem otimizadas e implementadas.

E, com a definição estratégica, o XDR pode ser implementado, mas sempre pensando em um retorno sobre o investimento e que faça sentido para seu negócio, afinal, sua segurança é o nosso objetivo!

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

“Sua segurança é o nosso objetivo”