Em nosso artigo anterior falamos sobre como o SOC atua na proteção da sua TI, ainda, trouxemos um workflow do Security Operations center. Em linhas gerais é assim que o SOC se estrutura e tem uma parte muito importante nesse diagrama. Para relembrar, esse é o workflow:

Como funciona a resposta a incidentes no SOC? - Softwall

Há um ponto importantíssimo nesse diagrama que é a “ferramenta de correlação de em tempo real“, onde os logs são recebidos e correlacionados com a base de dados de ferramentas existentes além de toda inteligência gerada pela equipe interna, tanto de analista quanto de tratamento de ameaças.

É aí que o SIEM entra, mas antes de falarmos dessa ferramenta muito importante vamos relembrar o que é o SOC e o SIEM :) segue com a gente!

SOC: Uma solução composta por ferramentas e uma equipe de inteligência

A função principal de um SOC é centralizar toda a operação de segurança do ambiente. Reúne não somente softwares, mas protocolos de segurança, equipamentos e profissionais para que todo esse ecossistema seja cada vez mais eficiente. Já falamos também sobre o SOC aqui em nosso blog!

SIEM: Gerenciamento e Correlação de Eventos de Segurança

Funcionando como em seu conceito, o SIEM (Security Information and Event Management), ele funciona como um centralizador de logs e informações, com análise de dados e disparo de alertas a eventos.

SOC + SIEM: uma etapa importante da detecção e resposta a incidentes

Como mostrado no workflow acima, o SIEM é uma das ferramentas que compõem a solução de SOC, fornecendo toda a inteligência de análise e centralização de logs e eventos que disparam alertas para a equipe ou disparam ações automáticas com base em comportamento de ameaças.

A centralização promovida pelo SIEM permite que ele receba informações tanto de usuários e endpoints, quanto servidores físicos ou em cloud, aplicações, rede interna e até os IoT, assim, todo seu ambiente pode ser monitorado e protegido, de maneira proativa, aumentando a superfície de segurança da sua TI.

E como implementar o SOC + SIEM?

Para implementação, é importante entender qual o momento que sua empresa está e como avançar para uma segurança efetiva de dados. Implementar um SOC de maneira efetiva que comporte um SIEM demanda mais maturidade do ambiente, por isso, antes de qualquer trabalho, fazemos um assessment de TI para determinar qual seu nível de segurança inicial.

Com essa análise, conseguimos direcionar investimentos de maneira planejada e assertiva, contribuindo para maior proteção da TI de toda sua empresa, tanto da área administrativa, financeira e parque de computadores de todos os setores.

Para ter mais dados da sua TI, mais segurança, mais otimização de ambiente e mais recursos poupados e direcionados de maneira assertiva, conte com a Softwall, afinal, sua segurança é o nosso objetivo!

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

“Sua segurança é o nosso objetivo”