Responsável pela centralização de toda operação de segurança em TI, o SOC (Security Operations Center), é capaz de analisar, monitorar e proteger proativamente uma infraestrutura de rede e servidores, seja ela física ou virtual.

O Security Operations Center proporciona monitoramento contínuo à segurança de todas as informações de sua empresa, atuando interna e externamente, desde o monitoramento de redes, servidores e bancos de dados até smartphones e computadores.

Pensando em todas as possibilidades e vantagens em implementar um SOC, nós separamos algumas principais funções desta solução que tem se tornado cada vez mais necessária, além de um grande diferencial na centralização e resposta a incidentes de TI.

Quais as principais funções do SOC?

O SOC configura-se como estratégia fundamental para minimização de invasões cibernéticas, além de oferecer diversos métodos de prevenção e detecção de possíveis ameaças.

Seus preceitos básicos de aplicação estão relacionados à:

  • Capacidade de diagnosticar problemas;
  • Inovação contínua dos processos de segurança;
  • Resposta imediata diante da ocorrência de incidentes de TI;
  • Prevenção de vulnerabilidades na rede;
  • LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Dentre as principais funções do Security Operations Center, vale a pena citarmos:

1. Manutenção Preventiva e Preparação

Para realizar a interrupção dos ataques cibernéticos, antes mesmo que aconteçam, o SOC conta com dois tipos de medidas preventivas: a manutenção e a preparação.

A Manutenção Preventiva está relacionada com todas as ações capazes de dificultar o sucesso de ataques cibernéticos, bem como a manutenção dos sistemas existentes, a correção de vulnerabilidades e a proteção de sistemas de TI.

A Preparação exige que os membros da equipe estejam devidamente atualizados acerca das últimas inovações existentes no campo de segurança e proteção de dados, a fim de colaborar com planos futuros capazes de orientar a organização em casos emergenciais.

2. Processos, Dispositivos e Aplicativos

O SOC tem o intuito de apresentar uma visão ampla do cenário de ameaças existente, incluindo terminais, redes, aplicativos, servidores e todo endpoint dentro da infraestrutura de TI, que são monitorados e controlados pelas equipes responsáveis.
O time do SOC deve utilizar todas as suas habilidades para gerenciar todas as soluções e ferramentas de segurança de dados e dispositivos, a fim de garantir a total eficiência dos processos necessários para o Security Operations Center.

3. Gerenciamento de alertas

Responsável pelo disparo de alertas acerca de possíveis comprometimentos da rede, o SOC também é capaz de gerenciá-los, pois prioriza cada notificação de acordo com seu nível de ameaça, de acordo com padrões configurados pela equipe e classificação internacional de riscos.

Esta ação auxilia que os verdadeiros incidentes sejam identificados e rapidamente solucionados, até mesmo de maneira proativa.

4. Monitoramento contínuo

O Security Operations Center utiliza ferramentas capazes de escanear a rede continuamente, sinalizando a existência de quaisquer atividades suspeitas.Estão inclusas nas ferramentas de monitoramento a detecção e resposta de endpoints (EDR) e o gerenciamento de informações e eventos de segurança (SIEM).

5. Resposta à ameaças

Após a identificação de uma ameaça, a equipe do SOC fica responsável pelo isolamento ou desligamento de endpoints infectados, pela interrupção de processos prejudiciais e remoção de malwares e até ransomwares, a fim de neutralizar qualquer incidente com o mínimo de interrupção possível na continuidade da organização empresarial, impedindo perda de dados do negócio.

6. Gerenciamento de logs

O SOC é capaz de reunir, manter e revisar os logs de todas as atividades existentes na rede, pois essas informações são essenciais para o estabelecimento de uma linha base para a atividade constante do sistema, podendo ser utilizadas para expor ameaças ou contribuir com análises de especialistas da TI.

7. Recuperação de incidentes

O Security Operations Center supervisiona as etapas realizadas após um ataque cibernético, a fim de garantir que a organização neutralize efetivamente a ameaça.

As equipes não devem apenas emitir alertas ou visualizar logs, mas ajudar a empresa a se proteger ou se recuperar completamente de um incidente.

8. Investigação da causa principal

Logo após um incidente, o SOC é capaz de fornecer dados para que as equipes descubram exatamente o que ocorreu com a rede, por que ocorreu, quando ocorreu e como. Dados de log e outras informações oferecem grande ajuda para a investigação da origem do problema.

9. Melhoria do processo de segurança

O SOC garante melhorias constantes em seus processos de segurança, com o intuito de estar sempre à frente dos cibercriminosos que atualizam continuamente suas táticas de invasão.

Impacto do SOC na Tecnologia da Informação

O Security Operations Center é essencial para a TI, uma vez que proporciona a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade de todas as informações e dados, sendo estes pilares básicos para garantir o sustentamento da segurança de toda a rede interna e externa a ser trabalhada.

Dessa forma, é importante que a infraestrutura da TI esteja prontamente ativa para combater quaisquer ameaças e possíveis invasões, colaborando com as chances de sucesso operacionais de uma organização.

O SOC é capaz de contribuir e impactar positivamente a TI a partir de suas diversas vantagens, funcionalidades disponíveis 24/7 e atuação proativa e preditiva.

Como funciona o SOC da Softwall?

O SOC da Softwall possui todos os benefícios e funcionalidades citadas acima, bem como o monitoramento em tempo real, avaliação de ferramentas e proteção proativa, para que seu ambiente esteja sempre seguro, mesmo em meio a tentativas de ataques.
Tem alguma dúvida ou quer saber mais? Entre em contato com nossa equipe, totalmente sem compromisso, e fique ligado em nosso blog para mais conteúdos acerca do mundo da T.I.

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: [email protected]

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: [email protected]

“Sua segurança é o nosso objetivo”

SOC: 9 principais funções e o impacto positivo na TI - Softwall