A consultoria Red Team conta com diversas vantagens ao ser aplicada ao ambiente de cibersegurança da sua empresa. Conta com análise de vulnerabilidades e pentest, além de análise de todas as soluções de segurança, testando toda a TI para identificar e tratar possíveis brechas de segurança.

O Red Team, como já sabemos, é uma consultoria que faz parte de um conjunto de soluções de segurança ofensiva e mais proativa, assim como o Blue Team, que conta com estratégias mais defensivas, entendendo todo o sistema de proteção da empresa. Já o Purple Team, é a união das duas equipes, utilizando todas as táticas necessárias.

Vale ressaltar que as estratégias de segurança estão cada vez mais presentes na vida de todas as empresas. Seja pela necessidade de fazer a proteção dos dados pessoais e empresariais, ou pelo fato da instituição focar cada vez mais em tecnologia para facilitar o trabalho e a rotina dos colaboradores.

Então, se você deseja conhecer um pouco mais sobre o Red Team, suas estratégias e todas as vantagens, continue conosco aqui no blog da Softwall e saiba muito mais sobre uma das principais soluções para a segurança da informação digital.

Red Team: um breve resumo

O Red Team é uma estratégia de segurança ofensiva que busca vulnerabilidades e falhas de segurança no sistema virtual de uma empresa. Esse processo tem seu início com o mapeamento completo das redes e acessos ativos e inativos de uma instituição.

Em seguida, as falhas e vulnerabilidades de segurança passam a ser encontradas, com base em estratégias de ciberataques reais. No entanto, no Red Team, todas as ações são completamente simuladas e não contam com qualquer risco para os dados e ambientes de uma empresa.

As falhas e vulnerabilidades encontradas são relatadas e passam a ser analisadas pelos profissionais, sendo classificadas conforme padrões internacionais de segurança da informação, com a finalidade de entender quais os riscos e como a empresa pode trabalhar para melhor proteger seus sistemas

Dessa forma, os erros podem ser mitigados com mais facilidade, uma vez que é possível entender como e porque esses problemas estão ali, corrigindo todas as falhas. Vale ressaltar, que tipos de pentest como o Black, o White e o Grey Box são muito utilizados durante um processo do Red Team.

Quais as 6 principais vantagens de contar com o Red Team?

Juntamente com o Red Team, uma empresa consegue muito mais do que uma simples solução para as vulnerabilidades do sistema de TI de uma empresa. Basicamente, a empresa ganha também um novo olhar sob os softwares de segurança que protegem dados, acessos de colaboradores e afins.

Abaixo, a Softwall separou seis principais vantagens de contar com o Red Team como uma solução para melhores de segurança no TI de sua empresa:

1. Identificar vulnerabilidades em todos os ambientes digitais

O principal objetivo do Red Team também é uma de suas maiores vantagens. Com as análises feitas, todas as vulnerabilidades são identificadas dentro dos softwares e infraestrutura geral de sua empresa.

Com todos os erros e falhas do sistema reconhecidos, o Red Team consegue fazer ataques simulados – os pentests – aos ativos digitais da empresa com a finalidade de entender melhor os pontos fracos para mitigar todos os problemas existentes.

2. Entender todos os pontos fracos

Como falamos acima, o Red Team conta com os mais diversos métodos e estratégias que são utilizados por cibercriminosos. No entanto, nos ataques do time vermelho, tudo é feito de maneira simulada e sem danificar os sistemas da empresa que está sendo analisada.

Isso ajuda totalmente a empresa a entender os pontos fracos existentes em seus mecanismos de defesa, que são as vulnerabilidades que facilitam a invasão dos sistemas e que os crimes que são feitos contra as empresas possam acontecer.

3. Destacar os pontos fortes

Com a consultoria bem feita, sua empresa recebe um novo olhar de seus softwares, sendo possível entender os pontos fracos do ambiente virtual de maneira mais profissional.

De fato, essa visão do Red Team destaca também os pontos fortes existentes nos sistemas de segurança da empresa, e não somente os pontos fracos. Assim, você consegue reconhecer como e onde mudar os processos defensivos de sua instituição.

4. Entender quais os impactos das invasões em seu sistema

Quando bem feito, o Red Team consegue verificar todos os impactos que possíveis invasões podem causar em seu sistema. Isso é, desde roubo de dados até a usurpação por completo de bens físicos e digitais de uma empresa podem acontecer durante uma invasão bem feita por criminosos.

Assim, com o Red Team, conseguindo mapear todos os ativos e processos da empresa, o ataque consegue sem mitigado antes mesmo de acontecer, uma vez que você já estará pronto para essas possibilidades, com uma defesa bem de acordo com os métodos de ataque de cibercriminosos.

5. Teste de todos os recursos de segurança

Como sabemos, o Red Team conta com uma estratégia de hacking ético com estratégias ofensivas, e quando utilizada juntamente com o Blue Team, consegue trazer diversas respostas em tempo real sobre todos os problemas existentes em um determinado recurso de segurança obsoleto ou ineficiente.

Como o Red Team vai executar um ataque simulado contra sua empresa, você terá a chance de ver como os seus mecanismos de segurança podem funcionar para interromper ou mitigar um ataque real.

6. Trabalhar com o controle dos ambientes digitais

Assim que todo o processo é finalizado, a equipe responsável pela consultoria do Red Team entrega um relatório completo para sua empresa com todos os erros e acertos existentes em seu sistema de segurança de TI.

Isso faz com que você tenha todo o controle dos ambientes digitais de sua empresa, podendo investir em mais segurança nos pontos defeituosos de seu sistema e manter o investimento atual onde não existem problemas.

Venha saber mais do Red Team!

Quer saber mais sobre o Red Team e outras soluções que a Softwall tem para melhorar a segurança de TI de sua empresa? Aqui contamos também com o Blue Team, que pode trabalhar juntamente com a equipe vermelha, formando o já conhecido Purple Team.

Então não deixe entrar em contato com o nosso time de colaboradores e tire todas as suas dúvidas!

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br
“Sua segurança é o nosso objetivo”