Sempre que falamos de cibersegurança, pensamos em diversas maneiras para as empresas conseguirem proteger todos os dados e informações virtuais existentes. Pensando nisso, o método Red Team surgiu como um tipo de “hacker ético” em busca da melhor segurança para todos.

Em simples resumo, o Red Team é uma estratégia de segurança ofensiva, que é utilizada por equipes que precisam de resultados mais robustos e específicos. Em suma, é com este método que temos a possibilidade de verificar, classificar e analisar as possibilidades de informações que podem ou não serem obtidas por vulnerabilidades de sistema.

No passado, falamos bastante sobre o Red Team e como ele funciona, na proteção de nossos dados pessoais e profissionais. Agora, além de explicar mais sobre esta estratégia, também falaremos no decorrer do artigo sobre as vantagens e o que a metodologia de segurança ofensiva pode agregar valor a empresa. Fique conosco abaixo.

O que é e como funciona o Red Team?

Assim como falamos no início do artigo, o Red Team é uma estratégia de segurança ofensiva, podendo ser visto como um “hacker ético”, pois, durante o processo, a equipe realiza ataques reais, porém sem dano, aos ambientes de T.I. das empresas.

Com esses ataques, é possível simular tentativas de roubo de dados por meio de falhas ou vulnerabilidades que podem ser exploradas por criminosos. Dessa forma, uma análise criteriosa, com um vasto relatório é feito, para que possamos conhecer e mitigar todas as falhas existentes para tornar o sistema o mais seguro possível.

Vale ressaltar, que qualquer tipo de ataque feito durante o processo é feito visando impactar minimamente a infraestrutura de T.I. da empresa, buscando não atrapalhar em nada o ambiente corporativo durante o período de testes.

Abaixo, temos os principais alguns dos principais ataques simulados pelo Red Team:

  • Ataques remotos pela internet.
  • Tunelamento de DNS.
  • Túnel ICMP.
  • Tentativas de intrusão.
  • Ameaça interna.
  • Ataques baseados em VPN.
  • Cópia de cartão de acesso e teste de resistência.
  • Ataque HID.
  • Falso WAP.
  • Spoofing.

Quais os maiores benefícios do Red Team?

O Red Team funciona utilizando diversas técnicas úteis em suma metodologia, entre elas, o pentest, que é uma de nossas maiores especialidades aqui na Softwall. Dessa forma, é possível receber uma ampla visão de como a segurança de sua empresa está, conforme apresentado nos relatórios desenvolvidos pela equipe.

Abaixo, os principais benefícios que o Red Team pode proporcionar a empresa:

  • Avaliação da preparação para se defender contra ataques cibernéticos.
  • Identifique as vulnerabilidades de segurança.
  • Abordar riscos e mitigar vulnerabilidades.
  • Testar a eficácia da segurança contra processos e pessoas.
  • Melhorar a eficácia do procedimento de resposta.
  • Encontre o roteiro para futuras práticas de segurança.

Como explicado em resumo nos tópicos acima, o Red Team se organiza para conseguir avaliar todo o sistema composto pela empresa, conseguindo analisar todas as falhas de segurança. A partir disso, é feita uma classificação de todos os problemas, considerando sempre qual o risco existente.

Após toda a exposição dos problemas de segurança serem relatados, a equipe que realizou os testes oferece algumas sugestões que devem ser seguidas pela empresa para que dessa forma a proteção seja o mais forte possível.

Todas as etapas do Red Team

O processo que a equipe do Red Team começa inicia com a fase de reconhecimento, onde os primeiros dados são coletados. Com isso, é possível examinar os problemas primários do sistema.

Em seguida, os hackers envolvidos no Red Team já contam com o conhecimento das vulnerabilidades existentes, a próxima etapa é o começo do ataque. Quando chegamos nessa parte, os membros da equipe utilizam diversas técnicas, como por exemplo a utilização de códigos maliciosos para realizar as ações ofensivas.

Na sequência, o ataque começa a avançar cada vez mais, com os hackers do Red Team focados no objetivo principal, que é encontrar todas as vulnerabilidades existentes no sistema da empresa analisada.

Por fim, a equipe do Red Team monta um vasto relatório, onde apresenta para o contratante todas as vulnerabilidades e riscos encontrados durante os ataques simulados. Com isso, a empresa consegue reconhecer suas deficiências e melhorar a segurança dos dados.

Porém, ainda devemos ressaltar que um novo ataque será feito futuramente pela equipe de hackers. O chamado reteste acontece para saber se a empresa conseguiu mitigar todas as vulnerabilidades e diminuir os riscos de uma invasão maligna consiga o objetivo principal que seria o roubo de dados.

Blue Team, Purple Team e Red Team: qual a diferença?

Primeiramente, devemos ressaltar que as três equipes são de suma importância, porém, cada uma delas tem sua própria particularidade. Basicamente, o Red Team efetua os testes se baseando em uma sequência de ataques.

Por sua vez, o Blue Team tem uma função oposta. Apesar do profissional que atua com essa equipe também tenha conhecimento do que alguém do Red Team faz, sua principal função é ajustar as defesas, e sua análise tem o foco de reverter vulnerabilidades.

Por último, o Purple Team é a união das duas equipes em conjunto, utilizando as particularidades do Red Team e do Blue Team em seu favor para fazer uma análise mais precisa, utilizando as duas metodologias.

Na Softwall, trabalhamos com as três metodologias, considerando a necessidade do cliente. Em suma, tanto o Blue Team, quanto Red Team quanto o Purple Team podem ser aplicados em busca de melhorar a cibersegurança de sua empresa.

Por que escolher a Softwall?

O Red Team da Softwall conta com uma equipe especializada e pronta para realizar uma consultoria completa em seu ambiente, com uma análise de todos os processos existentes no sistema de sua empresa.

Além disso, nosso Red Team está completamente alinhado com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e contém certificados de excelência que mostram toda a qualidade da nossa equipe.

Gostou do artigo? Fale conosco e tire todas as dúvidas sobre nossos serviços. Na Softwall, faremos tudo que for possível para encontrar as soluções dos problemas de sua empresa e fortalecer a infraestrutura de T.I. para mitigar problemas que podem vir a acontecer.

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br
“Sua segurança é o nosso objetivo”