A Black Friday é um dos momentos em que o varejo online recebe o maior nível de fluxo de acessos no ano. Por sua vez, o pentest é um dos principais aliados do vendedor de e-commerce para a proteção de dados de clientes, e mesmo na segurança da plataforma digital da empresa. Quer saber mais? Continue lendo abaixo.

Com a chegada do final do ano, um dos maiores eventos do varejo se aproxima. Na última sexta-feira de novembro, a Black Friday acontece, e como em todos os anos, muitos casos de ataques aos servidores costumam acontecer no período. E é aí que entra o pentest.

Para períodos de muito fluxo no varejo virtual, é comum muitos sites sofrerem com a vulnerabilidade de sistemas muitas vezes obsoletos. Dessa forma, é mais fácil para que ataques cibernéticos as infraestruturas digitais sejam concluídos com êxito.

Os hackers procuram brechas nesses sistemas para realizar as invasões, e em muitos momentos, conseguem até mesmo roubar dados pessoais e financeiros de compradores cadastrados no site atacado.

Para que possamos evitar isso, utilizamos o pentest, que nada mais é do que uma simulação de um ataque hacker que invade o sistema solicitado pelo contratante a fim de avaliar o nível de segurança da rede utilizada.

A partir disso, é feita uma análise de todas as vulnerabilidades apresentadas pela simulação, para que possamos apresentar melhorias e correções que façam sentido para o sistema utilizado.

Pentest: O que é?

Em tradução literal, pentest significa “teste de penetração”, e tem como principal objetivo detectar e explorar possíveis vulnerabilidades existentes em um sistema. Para fazer isso, são efetuadas simulações de ataques hackers.

O teste é feito, normalmente, com o auxílio de ferramentas automáticas, e pelo menos um hacker ético, que efetua todas as etapas em busca de problemas que possam afetar a experiência do usuário em um site ou plataforma digital.

Após todo o teste ser efetuado, a equipe recebe um relatório completo de todas as vulnerabilidades, e a partir daí, a correção de todos os problemas da infraestrutura são corrigidos, a fim de estabilizar o sistema, e mitigar as chances de um ataque hacker se tornar efetivo.

Além disso, a realização de um pentest é vital para testar as ferramentas de defesa e a segurança das informações e dados que uma empresa mantém de seus clientes no banco de dados.

Dessa forma, uma avaliação completa da funcionalidade da segurança da plataforma é feita, proporcionando aos avaliadores todas as informações necessárias para saber onde é necessário alterar as proteções, e quais dispositivos funcionam bem aos ataques.

Após isso, toda a documentação técnica, onde estão todas as informações necessárias completamente detalhadas, são entregues ao cliente. Assim, as duas partes do processo conseguem obter todos os resultados necessários.

Por fim, depois que todo o pentest é finalizado, é comum que exista um acordo com o cliente para fazermos um reteste após um determinado prazo.

O reteste serve para verificar se todas as vulnerabilidades que haviam sido descobertas foram corrigidas, e também dar um direcionamento para o cliente de como manter sempre sua plataforma digital mais segura possível.

Black Friday e Pentest: como uni-los da melhor maneira

A Black Friday teve sua primeira edição no Brasil em 2010, de maneira completamente online. Desde então, a data, que ocorre sempre na última sexta-feira de novembro, se tornou uma das mais populares e importantes do varejo nacional, sobretudo, na internet.

No entanto, o alto índice de fluxo em sites de e-commerce durante o período acabam criando um grande problema: o roubo de dados, golpes e phishing acabam se tornando mais comuns nessa época.

Por isso, a Black Friday conta com um grande aliado: o pentest. Como já citamos acima, o pentest funciona como um teste das vulnerabilidades de um sistema. E, em períodos de grande fluxo no varejo online nacional, é o momento em que precisamos verificar estes problemas para conseguirmos estruturar plataformas da maneira mais segura possível.

Neste momento, a Black Friday e o pentest se tornam aliados em busca de cada vez mais segurança e proteção de dados dentro dos sistemas de e-commerce de todo o país.

Além do teste proteger o site de ataques cibernéticos, também é possível verificar a segurança da nuvem da empresa, do banco de dados para que nenhuma informação seja vazada, entre outras possíveis vulnerabilidades existentes na proteção da plataforma digital.

Estruture seu negócio para receber a Black Friday e outros momentos de grande fluxo no varejo online

No entanto, não é somente porque fazemos um pentest, que nosso site vai ter uma funcionalidade completa durante os momentos de alto fluxo varejista. Como falamos em um artigo de 2021, é importante estruturar sua plataforma digital da melhor forma possível.

Em suma, no ano de 2022, segundo pesquisa do Reclame Aqui, as pessoas têm o dobro do interesse em comprar na Black Friday, em comparação ao ano anterior.

Por isso, efetuar verificações em sua estrutura de maneira que possa entender qual a capacidade do banco de dados, dos servidores e o tamanho da rede adquirida, para buscar melhorias focando nos acessos que se multiplicam durante todo o mês de novembro, principalmente, durante a última semana.

Outra maneira de conseguir estruturar bem sua plataforma digital pensando em períodos como a Black Friday, é manter uma boa gestão do tráfego e traçar estratégias para manter a segurança dos clientes no período de acesso ao site de sua empresa.

Vale ressaltar, que a segurança dos clientes neste período é de muita importância para o e-commerce. Tanto para a confiabilidade por parte do comprador, quanto por conta da LGPD, por isso, é de suma importância investir em proteções por meio de firewalls, criptografias, entre outras tecnologias disponíveis para a proteção de dados.

Por fim, devemos falar que é muito importante seguirmos todas as diretrizes da LGPD, pois, caso ocorra algum tipo de descumprimento da lei,a empresa pode ser punida em R$ 50 milhões ou 2% do faturamento da corporação.

Além disso, a empresa corre riscos de perder parcerias, e principalmente, clientes em potencial por conta da falta de segurança oferecida em suas plataformas.

Ficou interessado em saber mais sobre pentest, e sua importância para o e-commerce durante a Black Friday? Entre em contato com a Softwall e vamos conversar sobre como melhorar as práticas de segurança de sua empresa!

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