O Red Team Assessment é um método avançado de cibersegurança que utiliza estratégias ofensivas de ataques simulados para fazer todos os testes necessários para entender as vulnerabilidades dos sistemas de defesa de um ambiente digital.

O Red Team Assessment envolve uma equipe especializada em segurança da informação, que utiliza estratégias e comportamentos conhecidos por cibercriminosos para simular ataques e entender todas as falhas e vulnerabilidades existentes em um ambiente ou sistema.

Além disso, os profissionais do Red Team Assessment (RTA) escrevem um relatório totalmente detalhado e intuitivo explicando para os clientes como mitigar todos os problemas encontrados e como responder às ameaças existentes em seu sistema.

Para funcionar completamente, o Red Team efetua um teste completo dos sistemas de defesa, trabalhados pelo Blue Team, que faz toda a análise da segurança defensiva do ambiente digital de uma empresa.

Com isso, é possível afirmar que o Red Team consegue fornecer uma visão completa de todos os pontos fracos identificados, além de autenticar as medidas de segurança que já estão implementadas pela empresa.

Aqui na Softwall, contamos com uma equipe de especialistas preparada para buscar as melhores soluções disponíveis no mercado com base em estratégias e métricas conhecidas no ramo, fazendo um ataque simulado – que não traz nenhum malefício aos sistemas das empresas.

Quer saber mais sobre o Red Team Assessment? Continue conosco neste artigo preparado para falar sobre como é importante ter uma segurança de TI mais assertiva e quais os objetivos do time vermelho durante todo o processo de análise feito pelos profissionais.

Quais os objetivos do Red Team Assessment?

Hoje em dia, simples pentests podem não ser mais o suficiente para garantir a segurança dos sistemas digitais de uma empresa. Vivemos um período onde cada vez mais as instituições utilizam de tecnologias e automatização em todos os processos, tanto dos colaboradores (internos) quanto dos clientes (externos).

Pensando nisso, o Red Team Assessment chega com uma abordagem mais ampla e abrangente, somando os testes de intrusão com uma análise de vulnerabilidades extensa e bem amplificada, utilizando todos os recursos e conhecimentos dos especialistas para simular um ataque real.

Toda essa simulação tem como objetivo violar as defesas dos sistemas de segurança, utilizando as mesmas estratégias que cibercriminosos usam em ataques para efetuar o roubo de dados, com táticas de engenharia social, por exemplo.

Porém, no caso do Red Team Assessment, nenhuma das ações feitas durante os ataques causam danos reais aos sistemas, servindo apenas como um parâmetro para concluir a análise de maneira profissional e bem feita, conseguindo encontrar todas as brechas existentes.

Dito isso, ao final de toda a análise de sistema, os profissionais do Red Team fornecem um relatório completo para a empresa contratante e entregam as melhores sugestões disponíveis para melhorar a segurança digital da instituição, como:

  • Atualizações nos sistemas da empresa (software, sistema operacional, aplicativos e dispositivos em geral).
  • Senhas mais complexas e seguras.
  • Nova política de segurança digital para os funcionários.

Claro, existem outras possibilidades de sugestões que os profissionais que praticam o Red Team Assessment podem ceder para as empresas, no entanto, elas variam conforme as vulnerabilidades e falhas de sistema são apresentadas, sendo que as estratégias defensivas podem ser utilizadas para mitigar diferentes tipos de problemas que afetam os ambientes digitais.

Quais os maiores desafios para trazer uma segurança assertiva ao seu TI?

Entre os maiores desafios existentes para os profissionais que atuam com o Red Team Assessment, com certeza, as particularidades existentes em cada empresa é um dos principais problemas.

Cada empresa trabalha com um método de defesa e tecnologia diferente, o que faz com que os profissionais busquem variadas estratégias para garantir a boa aplicação do Red Team durante o processo de análise e entendimento de todas as falhas e vulnerabilidades existentes em um sistema.

Por isso, ao contratar as soluções do Red Team, é necessário entender que os resultados vão sempre variar a depender da avaliação técnica dos profissionais envolvidos no caso de sua empresa.

E as vantagens trazidas pelo Red Team Assessment?

O Red Team Assessment é uma solução profissional e completamente ética para aumentar a segurança do TI de uma empresa, trazendo grandes vantagens para a instituição que contrata esse tipo de serviço.

Então, verifique abaixo quais os principais benefícios trazidos pela equipe vermelha ao ambiente digital de sua empresa, quando a Softwall atua diretamente com você.

  • Com o Red Team, a avaliação melhor e mais abrangente dos recursos de segurança é garantida, podendo assim aprimorar o sistema defensivo da empresa.
  • Além disso, é possível entender como desenvolver da melhor maneira possível as habilidades defensivas do sistema de segurança de TI e reagir melhor contra todas as ameaças.
  • É possível entender onde é necessário aumentar e melhorar o investimento em segurança e conseguir mitigar todas as falhas e vulnerabilidades existentes para fortalecer a proteção da empresa.
  • Por fim, depois que o relatório é entregue para a empresa, a equipe vermelha agenda um novo teste para verificar se as novas medidas de segurança que foram feitas realmente são funcionais contra as vulnerabilidades encontradas anteriormente, garantindo um novo olhar em seu ambiente digital.

Claro, o Red Team Assessment traz muitas outras vantagens junto com toda a análise de vulnerabilidade e estratégias de segurança ofensivas, deixando o seu ambiente cada vez mais seguro e confiável.

Fale com o nosso Red Team!

Com mais de 10 anos no mercado visando entregar as melhores soluções para o sistema de segurança de tecnologia da informação para a empresa de todos os nossos clientes.

Para isso, contamos com uma equipe de colaboradores completamente competente e profissional para analisar o sistema de maneira completa, buscando sempre encontrar e trazer as melhores soluções possíveis para mitigar as falhas e vulnerabilidades do ambiente digital da sua empresa.

Agora que você conhece melhor o Red Team Assessment, o que você acha de conhecer melhor as soluções trazidas pela equipe ao conversar com um de nossos profissionais?

Então, entre em contato com um de nossos colaboradores por meio dos canais de comunicação da Softwall. Nossa equipe está pronta para falar sobre os problemas existentes em sua empresa e procurar as melhores soluções possíveis para atender todas as suas necessidades.

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br
“Sua segurança é o nosso objetivo”