O Red Team é um tipo de consultoria que busca criar um relatório completamente detalhado com todas as brechas e vulnerabilidades existentes na segurança de um ambiente digital. Após isso, os profissionais buscam resolver esses problemas, além de ceder um diagnóstico completo de todas as ferramentas.

Como já sabemos, o Red Team conta com diversos benefícios para a segurança da rede feito por profissionais da área de TI, que são especialistas em ataques de sistemas e invasão de sistemas.

Esse tipo de consultoria é normalmente confundindo com o pentest, e embora sejam atribuídos para funções muito parecidas, não são a mesma coisa. Entre as principais táticas do Red Team, estão a exploração de serviços de rede, engenharia social baseada em e-mails e telefones, entre outras variações.

Red Team: como funciona?

O Red Team é uma prática de segurança que se constitui no teste de segurança dos sistemas de uma empresa. Suas principais estratégias são iguais às que hackers utilizam para cometer diversos tipos de crimes, por exemplo, para o roubo de dados ou utilizar dos dispositivos conectados à rede da instituição para minerar criptomoedas.

Nesse momento, a equipe contratada para testar os ambientes virtuais conhece previamente quais serão os locais testados, e quais serão as estratégias de invasão que serão feitas neste momento.

Quando os primeiros testes são feitos, as estratégias são traçadas a fim de encontrar a grande maioria das vulnerabilidades existentes. Em seguida, os relatórios iniciais são feitos e estudados pela equipe com a finalidade de entender mais sobre os problemas que a empresa pode sofrer.

Entre os testes efetuados pelo Red Team, além das duas variações já citadas anteriormente, é possível que a equipe de hackers faça tentativas de invasões por violações do controle físico de um sistema.

Porém, vale ressaltar que apesar dos processos serem feitos com estratégias que podem causar problemas, todas as estratégias utilizadas no Red Team são feitas de maneira segura e sem causar prejuízos para a empresa contratante ou ao seu funcionamento normal, uma vez que tudo não passa de simulações técnicas.

As estratégias do Red Team

Entre os principais segmentos do Red Team, isso é, as estratégias utilizadas pelos hackers durante as fases de análise, exploração e testes dos sistemas, estão os seguintes termos utilizados:

  • Segurança ofensiva;
  • Ethical Hacking;
  • Análise de vulnerabilidades;
  • Testes de intrusão;
  • Engenharia social.

Quais as fases do processo de Red Team?

A maior parte dos processos feitos pelo Red Team podem ser divididos em cinco etapas, sendo elas: Mapeamento de metas, reconhecimento de sistema, exploração de vulnerabilidades, sondagem e escalonamento, e por fim, relatórios e análises.

Obviamente, as etapas podem variar conforme as estratégias utilizadas pela equipe durante o período de teste for acontecendo. No entanto, agora explicaremos como funcionam essas cinco etapas:

1. Mapeamento de metas

Nesta primeira etapa, as organizações vão definir primeiro as principais metas dos testes feitos pelo Red Team. Com isso, a equipe vermelha consegue verificar onde estão as vulnerabilidades do sistema, que podem, por exemplo, ocasionar no vazamento de grandes dados de clientes da empresa, como ocorreu em 2020 com a ENEL em Osasco, cidade localizada na grande São Paulo.

2. Reconhecimento de sistema

Em seguida, a equipe passa a ter clareza de seus objetivos efetuando o reconhecimento geral do sistema que passará por todos os testes do Red Team. Dessa forma, todo o sistema da instituição analisada é visado, desde o portal de funcionários até aplicativos baixados nos computadores e os espaços físicos onde os dispositivos estão instalados.

3. Exploração de vulnerabilidades

Aqui o trabalho do Red Team começa a ser feito de fato. Após ter o conhecimento do sistema e saber quais as estratégias que serão utilizadas durante a análise, o time vermelho emprega todas as suas estratégias com a finalidade de encontrar todos os erros e descobrir quais os principais problemas que o sistema da empresa tem no momento.

4. Sondagem e escalonamento

Chegando no momento decisivo de todo o processo, o Red Team agora chega perto de seu objetivo, e agora conseguiram entender todas as vulnerabilidades e também é possível verificar se existem problemas adicionais que necessitam ser explorados até o final de todas as análises.

5. Relatórios e análises

Agora, a etapa final! Com o fim da simulação de ataque da equipe vermelha, sua empresa vai passar por um processo com extensos relatórios que determinam quais serão os próximos passos da instituição com a finalidade de mitigar todas as vulnerabilidades, tornando o ambiente virtual cada vez mais seguro.

Vale ressaltar, as equipes que fazem os testes utilizando técnicas de hacking ofensivo não causam nenhum tipo de dano real aos sistemas analisados, uma vez que essa estratégia visa sempre beneficiar a defesa e a segurança das empresas que contratam os serviços da Softwall, então não existe necessidade de ser receoso em nenhum momento do processo.

Os benefícios do Red Team

Existem diversos benefícios em contar com o Red Team, sendo que a principal delas é com certeza o reforço completo da segurança dos ambientes virtuais da empresa para mitigar cada vez mais as vulnerabilidades que podem ocasionar problemas para o bom funcionamento de uma instituição.

Então, vale a pena ressaltar alguns dos principais benefícios de utilizar essa estratégia de defesa para analisar o sistema de TI de sua empresa e toda a segurança possível:

  • Identificação de risco e suscetibilidade de ataques contra as principais informações ativas ou inativas do banco de dados de sua empresa;
  • Fortalecimento dos sistemas de defesa da empresa após uma análise completa de todos os mecanismos de defesa;
  • Melhoria da capacidade da sua instituição para se organizar contra possíveis invasões feitas por hackers;
  • Coleta e (re)conhecimento das métricas de desempenho da defesa cibernética de sua empresa.

Agora que você já conhece bem mais sobre os benefícios do Red Team e qual sua importância para a segurança cibernética de uma empresa, o que você acha de entrar em contato com um dos nossos colaboradores e solicitar um orçamento? A Softwall está pronta para solucionar todos os problemas do TI de sua empresa!

Esperamos o seu contato com nossa equipe hoje mesmo!

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br
“Sua segurança é o nosso objetivo”