O Blue Team atua com um conjunto de soluções defensivas que visam mitigar vulnerabilidades de maneira preventiva, utilizando técnicas e traçando estratégias que vão proteger os ambientes digitais das empresas.

A cada dia que passa, novas tecnologias vem surgindo e com elas, novas ameaças e proteções aparecem para o convívio das pessoas, seja esses casos em empresas ou durante o uso pessoal de dispositivos em ambientes digitais.

Atualmente, é quase impossível existir um segmento que não faça o uso da conexão de internet para seus mais variados processos administrativos. Seja o controle de horas dos colaboradores, uso da nuvem para armazenar documentos, e-mails e trocas de mensagem de aplicativo, é muito comum empresas otimizando seu tempo e ficando cada vez mais tecnológicas.

Por isso, é importante contar com um bom plano de resposta a incidentes, e é neste ponto que o Blue Team entra. Basicamente, o time azul desempenha um papel fundamental para garantir que toda a estratégia funcione com maestria.

Devemos lembrar que, além do Blue Team, temos também o Red Team, responsável por simular ataques e identificar vulnerabilidade. Além disso, existe também o Purple Team, que une as duas equipes anteriores para realizar uma solução completa dos processos.

O que é o Blue Team?

O Blue Team é a equipe responsável pela defesa e proteção da rede de uma organização contra ameaças cibernéticas, atuando na detecção, resposta e mitigação de incidentes de segurança.

Basicamente, essa equipe adota uma abordagem proativa em relação à segurança cibernética, implementando medidas preventivas, como firewalls, sistemas de detecção de intrusões, antivírus e políticas de segurança.

O que é plano de resposta a incidentes?

Um plano de resposta a incidentes é um conjunto de medidas e ações pré-determinadas para lidar com eventos de segurança, como violações de dados e ataques cibernéticos, com o objetivo de mitigar danos e restaurar a normalidade operacional do sistema de uma empresa.

Com um plano de resposta a incidentes de qualidade, o Blue Team consegue estabelecer diretrizes e procedimentos que devem ser seguidos quando ocorre qualquer tipo de incidente, podendo mitigar possíveis danos com mais rapidez.

Como o Blue Team atua no plano de resposta a incidentes?

O Blue Team desempenha um papel fundamental no plano de resposta a incidentes, atuando em várias etapas do processo para proteger e defender a rede contra ameaças cibernéticas.

Existem vários métodos que o time azul utiliza para garantir o bom funcionamento de um plano de resposta a incidentes, e neste artigo, separamos algumas das formas de atuação desse conjunto de metodologias:

  • Detecção de Incidentes: o Blue Team é responsável por monitorar continuamente a rede em busca de atividades suspeitas ou comportamentos anômalos que possam indicar a ocorrência de um incidente de segurança.
  • Resposta Imediata: quando um incidente é detectado, o Blue Team age rapidamente para responder. Eles isolam o sistema comprometido ou afetado, bloqueiam o acesso não autorizado, interrompem a propagação do incidente e iniciam as medidas de contenção para limitar os danos e proteger os ativos da organização.
  • Investigação e Análise: o Blue Team conduz uma investigação detalhada do incidente para compreender sua natureza, extensão e causa raiz. Eles analisam logs, registros de eventos e outras fontes de informação relevantes para identificar como o incidente ocorreu e quais sistemas ou dados foram afetados.
  • Recuperação e Restauração: após a contenção do incidente, o Blue Team trabalha na recuperação dos sistemas afetados. Isso pode envolver a limpeza de malware, a restauração de backups, a implementação de medidas corretivas e a verificação da integridade dos dados.
  • Análise de Lições Aprendidas: após a resolução do incidente, o Blue Team realiza uma análise de lições aprendidas. Eles revisam as ações tomadas durante a resposta ao incidente, identificam áreas de melhoria e recomendam medidas preventivas para evitar incidentes semelhantes no futuro.
  • Colaboração com outras equipes: o Blue Team trabalha em estreita colaboração com outras equipes envolvidas no plano de resposta a incidentes, como o Red Team, a equipe de comunicações e a equipe de gerenciamento de crises.

Basicamente, a equipe azul é fundamental para que o plano de resposta a incidentes funcione perfeitamente desde a detecção até a recuperação e análise dos erros, fazendo assim com que possamos aprender lições sobre cada caso.

E os benefícios?

Contar com o plano de resposta a incidentes realizado pelo Blue Team da Softwall traz uma série de benefícios. Além disso, as soluções da equipe azul são variadas, desde o Centro de Operações de Segurança (SOC), o estudo e mapeamento do ambiente de TI, por exemplo.

No plano de resposta a incidentes, o Blue Team atua fazendo toda a documentação destas análises realizadas pelos profissionais, garantindo que qualquer que sejam as informações sejam bem documentadas, gerando uma base rica de conhecimento com informações, logs e dados do tratamento da ocorrência.

Quanto aos benefícios de contar com essa estratégia do Blue Team, conheça alguns deles abaixo:

  • Redução de prejuízos: com um sistema de defesa eficaz, é possível efetuar a contenção de invasões e outros tipos de ataques em sua fase inicial, evitando problemas no funcionamento dos processos da sua empresa.
  • Regulamentação conforme normas LGPD: com o plano de resposta a incidentes feito em conjunto com o Blue Team, sua empresa garante entrar completamente nas conformidades da Lei Geral de Proteção de Dados, levando segurança as informações aos seus clientes.
  • Conhecimentos Especializados: O Blue Team é composto por profissionais especializados em segurança cibernética, que possuem conhecimentos avançados e experiência na detecção e resposta a ameaças.

Em resumo, a atuação do Blue Team traz grandes benefícios para a Softwall, fortalecendo completamente os sistemas de defesa da sua empresa com estratégias de muita qualidade.

Entre em contato e conheça mais sobre a Softwall!

A Softwall é uma empresa especializada em realizar um excelente plano de resposta a incidentes, garantindo sempre as melhores soluções para os nossos clientes. Aqui, você encontra, seja com nosso Red Team ou Blue Team, as melhores estratégias para proteger o ambiente digital da sua empresa com muita qualidade.

Se você deseja conhecer mais sobre a Softwall e as melhores soluções, entre em contato conosco por meio dos nossos canais de comunicação, converse com um dos nossos colaboradores e tire todas as suas dúvidas sobre os nossos serviços!

SOFTWALL – Em Curitiba e Região – Paraná:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br

Também em Balneário Camboriú e Região – Santa Catarina:
Telefone: (41) 3153-5090
E-mail: comercial@softwall.com.br
“Sua segurança é o nosso objetivo”